A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das mais aguardadas pelos estudantes que querem ingressar nos cursos de graduação de boa parte das instituições de ensino superior no país. Existe toda uma expectativa com relação ao tema da prova. E conseguir uma nota mil – ou próximo disso – não é uma das tarefas mais simples.
Entretanto, a discussão a respeito da invisibilidade e registro civil, tema proposto pela redação do Enem 2021, rendeu à juiz-forana Carolina Barros, 21 anos, o título de autora nota mil. Ela conta que ficou surpresa com o resultado, embora não seja a primeira vez que se destaca no exame. “Em 2019, eu consegui mil na redação, o tema foi a democratização do acesso ao cinema no Brasil.” No ano seguinte, a nota da redação ficou perto dos mil, chegando a 980.
A jovem diz que estudar sobre temas desafiadores ao longo do ano passado a ajudaram a estar mais preparada para os assuntos inesperados abordados nas últimas redações do Enem. “São, de fato, temas que saem do senso comum”, observa.
Ela conta que fez, em média, seis redações por mês para se preparar para o Enem. O desejo da estudante é cursar Medicina. Apesar de ser de Juiz de Fora, Carolina é aluna do Grupo Bernoulli Educação, em Belo Horizonte.