Ícone do site Tribuna de Minas

Cursos da UFJF têm desempenho acima da média em avaliação do MEC

PUBLICIDADE

De 26 cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2019, 25 obtiveram notas 4 ou 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), sendo 1 o valor mínimo e 5 o máximo. O resultado foi divulgado nesta quarta (9) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O CPC atribui conceitos aos cursos com base em vários componentes, dentre os quais o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que avaliam o desempenho dos alunos e possui maior peso. Além disso, há também, a influência da percepção dos estudantes sobre os cursos e a instituição, que é extraído das respostas ao questionário do estudante.

O curso de medicina veterinária, do campus-sede, em Juiz de Fora, e o de nutrição, do campus avançado de Governador Valadares, ganharam a nota máxima. Alcançaram nota 4 os cursos arquitetura e urbanismo, enfermagem; nutrição, odontologia; engenharias sanitária e ambiental, mecânica, civil, de produção; e elétrica (energia integral; elétrica – noturno; robótica e automação industrial; sistema de potência; sistemas eletrônicos; telecomunicações), todos de Juiz de Fora. Além de farmácia; fisioterapia e medicina; estes de Juiz de Fora e Governador Valadares. Apenas odontologia, de Governador Valadares, ficou com conceito 3.

PUBLICIDADE

Quatro cursos obtiveram resultado superior à última avaliação. Um de Governador Valadares, em nutrição, e três de Juiz de Fora: energia elétrica, enfermagem, e arquitetura e urbanismo.

Sair da versão mobile