Ícone do site Tribuna de Minas

Onda de calor eleva temperaturas em JF nos próximos dias; fique atento

Tempo Felipe Couri
Em JF, o primeiro dia de onda de calor registrou baixa umidade do ar, entre 20% e 30%, e a máxima de temperatura chegou a 30,7 graus (Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta referente a uma nova onda de calor em atuação, que se iniciou nesta quinta-feira (9) e está prevista para continuar nos próximos dias. As regiões mais afetadas serão o Sudeste e Centro-Oeste do país. Em Juiz de Fora, o primeiro dia de onda de calor registrou baixa umidade do ar, entre 20% e 30%, e a máxima de temperatura chegou a 30,7 graus, de acordo com a marcação do 5º Distrito de Meteorologia do Inmet, localizado no Campus da UFJF. Na terça-feira da semana que vem (14), os termômetros terão possibilidade de atingir 35 graus, segundo prognóstico do Instituto.

O aviso meteorológico especial está circunscrito a nível amarelo. Como explica o Inmet, tal condição implica em temperaturas que atingem 5 graus acima da média, pelo período de dois a três dias consecutivos, o que indica perigo potencial à saúde. Contudo, ainda em consonância com a previsão, o forte calor deve extrapolar o período estipulado e continuar, pelo menos, até meados da próxima semana, com a área de abrangência do fenômeno podendo sofrer alterações.

PUBLICIDADE

De acordo com o Instituto, a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno, ou seja, o número de dias consecutivos, e não aos desvios de temperatura absolutos em si. A partir do sábado (11), se a situação persistir, o aviso de onda de calor será atualizado e poderá se expandir ou, até mesmo, ter o seu nível de severidade alterado.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Tempo seco

O início de novembro já apresenta ausência de chuva nas regiões Sudeste e Centro-Oeste durante a atual estação, conhecida por ser chuvosa. A tal fenômeno se dá o nome de “veranico”. A previsão é de que essa condição persista até pelo menos o dia 14 deste mês, fator que favorece o estabelecimento de uma onda de calor. Como esclarece o Inmet, durante a estação chuvosa, as temperaturas são fortemente controladas pela nebulosidade. Contudo, na atuação do veranico, a não aparição de nuvens e chuva gera maior incidência de radiação solar sobre a superfície, levando a condições favoráveis para incitar nova onda de alta na temperatura.

PUBLICIDADE

Para esta sexta-feira (10), na Zona da Mata, o tempo ficará estável, com céu claro a parcialmente nublado, além de ventos fracos a moderados. Em Juiz de Fora, a mínima deve ser de 18 graus, e a máxima, de 31. Já no sábado (11), a estimativa é de que a máxima suba para 32,5 graus.
O Inmet orienta para que as pessoas bebam bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas mais secas e não se exponham ao sol nas horas mais quentes do dia.

Bruna Furtado, estagiária sob a supervisão do editor Wendell Guiducci

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile