Ícone do site Tribuna de Minas

Tour de combate ao câncer de pele passará por Juiz de Fora neste sábado

Tour-combate-ao-câncer
Foto: Gustavo Tempone/UFJF
PUBLICIDADE

Neste sábado (10), a partir das 9h, acontece o Tour de Combate ao Câncer da Pele. A ação é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em parceria com a La Roche-Posay. As promoções de prevenção do câncer serão enfatizadas durante o evento. Um caminhão, que fará sua parada na Praça Cívica da UFJF, vai contar com uma equipe para oferecer à população acesso a atendimento médico gratuito, amostras de protetor solar facial e corporal, além de folderes informativos com esclarecimentos sobre cuidados e prevenção do câncer da pele.

Há dez anos o Tour de Combate ao Câncer da Pele faz parte das ações do Dezembro Laranja, mês nacional de prevenção à doença. O caminhão já percorreu 131.680 quilômetros, visitou 59 cidades em 22 estados, atendeu mais de 19 mil pessoas gratuitamente e realizou mais de 1.722 diagnósticos de câncer da pele. Este ano, o projeto começou na cidade de Petrolina (PE), no dia 20 de outubro, passando por Juiz de Fora, pela primeira vez, e encerra o tour de 2018 em Santos (SP), no dia 9 de dezembro.

PUBLICIDADE

Novidades

Uma novidade é que os participantes poderão vivenciar situações em um game interativo sobre proteção solar. Além disso, nesta edição comemorativa de dez anos do projeto, o tour traz também a campanha SkinChecker, da La Roche-Posay, que visa a esclarecer a população sobre a identificação precoce de sinais suspeitos de câncer de pele. O objetivo é que cada pessoa tenha um papel importante na identificação da doença. Também estará à disposição da população o exame com o fotofinder, equipamento de alta tecnologia que facilita o diagnóstico do câncer da pele de forma rápida e precisa.

PUBLICIDADE

O atendimento do tour é realizado por dermatologistas locais da SBD que irão verificar a presença de lesões, como pintas e manchas, em áreas expostas ao sol e também em regiões menos visíveis, como couro cabeludo, costas, áreas entre os dedos e planta dos pés. Em casos de suspeita da doença, os pacientes serão encaminhados, no ato do atendimento, para acompanhamento nos hospitais de referência, no caso de Juiz de Fora, no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) e no Hospital Universitário – CAS/HU.

Sair da versão mobile