Ícone do site Tribuna de Minas

SUS sem medicação para tratamento de leucemia

21001742

21001742

Therezinha Mello teve tratamento interrompido e, mesmo com ordem judicial, continua sem comprimidos
PUBLICIDADE

Therezinha Mello teve tratamento interrompido e, mesmo com ordem judicial, continua sem comprimidos

PUBLICIDADE

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Juiz de Fora estão sem receber remédios contra a leucemia mieloide crônica. A informação é do diretor clínico da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (Ascomcer), João Paulo Vieira, e refere-se a medicamentos de segunda linha, utilizados por pessoas com resistência ao tratamento primário. Cada caixa custa entre R$ 8 mil e R$ 9 mil. A realidade vem sendo compartilhada por pacientes de todo o Brasil desde julho, quando entrou em vigor a Portaria 90/2011, do Ministério da Saúde. A determinação limita a distribuição desses remédios a, no máximo, 15% dos diagnosticados com a doença atendidos por unidade. Em Juiz de Fora, pelo menos 14 pessoas estão sem o tratamento.

O dado é relativo aos assistidos pela Ascomcer, que chegou a arcar, por um mês, com parte dos custos dos remédios. "É uma medicação muito cara, e os hospitais não têm condições de bancar. Isso tem causado uma angustia muito grande", afirma Vieira. Segundo ele, quem chegou a receber o tratamento de segunda linha não pode voltar à medicação primária, pois já criou resistência. Em outras unidades locais, o problema ainda não foi detectado.

Um dos casos mais graves é o da dona de casa Therezinha Mello, de 57 anos, que teve o tratamento interrompido no mês passado. Ela conseguiu, por meio de liminar concedida pela Justiça estadual na última sexta-feira, o direito de voltar a receber o remédio. O documento determina que o Estado garanta o fornecimento dos comprimidos à paciente, o que ainda não aconteceu. Nesse meio tempo, ela sofreu uma infecção e está precisando tomar antibióticos, ficando de resguardo em casa. "Estou lutando com o que posso. Fico revoltada com um descaso dessa proporção. É um absurdo o que estão fazendo com essas pessoas."

A advogada que cuida do caso, Cleuza Ribeiro dos Santos, entrou com uma petição por desobediência, na Vara da Fazenda Pública estadual, devido à gravidade da situação. "Alguém precisa arcar com esses remédios, já que a saúde é direito de toda a população, garantido pela Constituição Federal." Cleuza, que está atuando voluntariamente junto à Ouvidoria de Saúde, afirma que pelo menos outros dez pacientes já acionaram a Justiça para garantir o direito aos remédios e aguardam a decisão.

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde informou que o medicamento será entregue em, no máximo, dois dias.

Clima de apreensão

PUBLICIDADE

O diretor clínico do Hospital 9 de Julho e hematologista do Hospital Doutor João Felício, Carlos Marcelino de Oliveira, adianta que, nas duas unidades, onde também é feito o tratamento contra a leucemia, ainda não há problemas em relação aos medicamentos de segunda linha. Entretanto, ele diz que, caso não sejam feitas alterações na determinação, o quadro pode mudar, já que não há como prever quantos pacientes precisarão desses remédios. "Estamos apreensivos. A saúde não tem essa matemática certa, como prevê a portaria."

O Ministério da Saúde afirmou, por meio da assessoria, que o procedimento está sendo revisado. Em nota, a pasta pondera que, se algum hospital ultrapassar o percentual estabelecido para a distribuição de medicamentos, deverá apresentar um encontro de contas, de modo que o número de pacientes atendidos corresponda às reais necessidades. Dessa forma, espera-se identificar se as normas atuais estão, de fato, adequadas.

Sair da versão mobile