Centenas de fieis juiz-foranos participaram durante a madrugada desta quinta-feira (9) da procissão com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. A estatueta, vinda de Portugal, chegou à cidade na noite desta quarta-feira (8).
Após vigília realizada durtante toda a noite, por volta das 4h, os devotos partiram do Seminário Arquidiciocesano Santo Antônio, tomando a Avenida Rio Branco, rumo à Catedral Metropolitana. Em seguida, foi celebrada uma missa pelo vigário geral da arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e concelebrada por padres e diáconos locais.
A imagem permanecerá na Catedral durante todo o dia, com variadas atividades na programação. Às 12h, será celebrada uma nova missa. Às 15h, os fiéis podem participar da Oração do Terço e Ladainha de Nossa Senhora. Às 19h, haverá missa solene com coroação e ação de graças pelo aniversário natalício e pelos 15 anos de ordenação episcopal do arcebispo Dom Gil Antônio Moreira.
Depois da visita à Juiz de Fora, a peregrinação segue para o Rio de Janeiro, passando pelo Santuário Rosário de Fátima, no Bairro Taquara. Até 2017, ela deverá percorrer todas as dioceses do Brasil. A imagem chegou ao Brasil em maio de 2013, com o objetivo de celebrar o centenário das aparições de Fátima.