Ícone do site Tribuna de Minas

Cerca de 12 mil trabalhadores da educação recebem a 2ª dose contra a Covid-19

vacinacao coronavirus covid vacina by tania rego agencia brasil
PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou, nesta quinta-feira (9), que irá aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em todos os trabalhadores da área da educação entre esta sexta (10) e a próxima segunda-feira (13). A estimativa, conforme a pasta municipal, é de que cerca de 12 mil profissionais sejam contemplados nestes três dias de imunização. A maioria deste público receberá a segunda dose da AstraZeneca. Ainda conforme a secretaria, Juiz de Fora possui doses do imunizante em quantidade suficiente para atender toda a demanda dos trabalhadores da educação. Na última remessa de vacinas, entregue na quarta-feira (8), o Município recebeu cerca de 22 mil doses da AstraZeneca, conforme informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Nesta sexta-feira, a aplicação ocorre para a faixa etária de 40 anos ou mais. Já no sábado, a vacinação é para os profissionais com 30 anos ou mais. Na segunda, todos os trabalhadores da área com mais de 18 anos receberão a segunda dose do imunizante contra a Covid-19. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o novo calendário abrange todos os trabalhadores da educação na ativa que atuam na cidade, das redes pública e privada. Portanto, podem receber o imunizante professores, secretários escolares, diretores e a rede de apoio da educação (trabalhadores da cantina, limpeza e segurança).

PUBLICIDADE

Os locais de vacinação na sexta-feira, para este público, são o Sport Club Juiz de Fora, das 8h às 16h, e o drive-thru da UFJF, das 9h às 16h. No sábado, os trabalhadores podem se vacinar no PAM-Marechal, no Sport Club e no Sesc Juiz de Fora, das 8h às 16h, e no drive-thru da UFJF, das 9h às 16h. Já na segunda-feira, o público deverá ir ao Sport Club e Sesc Juiz de Fora, das 8h às 16h, ou no drive-thru, das 9h às 16h.

PUBLICIDADE

Retorno às salas de aula

A completa imunização dos trabalhadores da educação é uma das condicionantes para o retorno das atividades presenciais nas escolas de Juiz de Fora. A retomada de forma híbrida, facultativa e escalonada, anunciada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na quarta-feira e que passará a valer a partir do dia 20 deste mês, respeitará a completa imunização dos profissionais, não só pela aplicação das duas doses da vacina, mas também por permitir o transcurso do período de 14 dias para completar o processo de imunização.

Orientações

Para receber o imunizante, é necessário comprovar o vínculo com a instituição de ensino e apresentar algum tipo de documento, como contracheque, carteira assinada ou declaração da instituição. Além disso, será preciso levar o cartão de vacinação comprovando o recebimento da primeira dose e o documento de identificação com foto.

PUBLICIDADE

A PJF orienta ainda que as pessoas que se imunizaram contra a gripe, mas que também têm o direito de se vacinar contra a Covid-19, devem esperar, pelo menos, 14 dias entre as aplicações dos imunizantes. Para quem foi diagnosticado com o coronavírus, é recomendado, ao menos, 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber qualquer uma das vacinas.

Confira o calendário

Sexta-feira (10):
Segundas doses para todos os trabalhadores da educação com 40 anos ou mais
Sport Club, das 8h às 16h, e drive-thru da UFJF, das 9h às 16h

PUBLICIDADE

Sábado (11):
Segundas doses para todos os trabalhadores da educação com 30 anos ou mais
Sport Club, PAM Marechal e Sesc, das 8h às 16h, e drive-thru da UFJF, das 9h às 16h

Segunda-feira (13):
Segundas doses para todos os trabalhadores da educação com 18 anos ou mais
Sport Club e Sesc, das 8h às 16h, e drive-thru da UFJF, das 9h às 16h

Endereços dos locais de vacinação:

-Drive-thru da UFJF: Campus da UFJF, estacionamento da Faculdade de Educação (Faced)
-Sesc Juiz de Fora: Rua Oswaldo Aranha 109, São Mateus
-Sport Club Juiz de Fora: Avenida Barão do Rio Branco 1.303, Centro (entrada pela Avenida Brasil)
-PAM-Marechal: Rua Mal. Deodoro 496, Centro

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile