Corrigida às 12h52
Um homem de 34 anos caiu em um golpe ao acessar uma página falsa do seu banco na internet. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima relatou que na última sexta-feira (4) recebeu uma mensagem de texto SMS informando que o seu cartão havia expirado e que ela precisaria acessar um site do banco Santander que constava no texto.
O homem então acessou a página, que, segundo ele, tinha a interface idêntica à do site do banco. Acreditando estar em uma página segura, a vítima forneceu todos os dados solicitados. Porém, na última segunda-feira, ela recebeu outra mensagem de texto de segurança, desta vez realmente de seu banco, informando que havia sido feito um empréstimo de R$ 2.600 em sua conta corrente.
O cliente foi até a agência e confirmou o golpe. Os funcionários disseram que a transação foi feita on-line e que o dinheiro já havia sido retirado. A vítima foi orientada pelo banco a fazer o registro da ocorrência. A Polícia Civil deve apurar o caso. A assessoria de comunicação do Banco Santander informou que não envia links por SMS. Caso seja necessário, a URL é enviada de forma reduzida e não clicável, que não direciona para nenhuma página. A instituição pontuou ainda que nunca entra em contanto via telefone solicitando senhas, assinatura eletrônica, códigos de acesso ou outras informações pessoais.
(Anteriormente, a Tribuna havia informado, de forma equivocada, que a vítima era uma mulher).
Alerta
O golpe que vitimou o cliente de Juiz de Fora possivelmente já fez outras vítimas pelo país. A página na internet da Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do estado de São Paulo publicou um alerta em fevereiro deste ano. Na nota, a associação destaca que a mensagem está circulando no país todo e que o foco dos hackers é atingir clientes Santander, por meio do envio de um falso site para supostamente regularizar o dispositivo do usuário.
O banco Santander esclareceu ainda que “disponibiliza aos clientes mecanismos de segurança para validação de transações financeiras em todos os seus canais de atendimento, e sempre os orienta a adotarem práticas de segurança, como não fornecer dados em ligações recebidas, e-mails, SMS e nos caixas eletrônicos, nunca aceitar ajuda de estranhos.”
Sobre como o banco resguarda os clientes de problemas recorrentes na internet, como roubo de dados, a assessoria de comunicação esclareceu que “o Santander adota as melhores práticas de segurança nos canais digitais. A comunicação imediata com o cliente permite que qualquer anormalidade seja percebida imediatamente.”
O Santander orientou aos clientes a nunca clicarem nos links ou arquivos recebidos em e-mails ou mensagens instantâneas não solicitadas. Conforme o banco, eles podem instalar programas maliciosos que capturam dados, como número de cartão de crédito e senhas. Outro ponto de destaque é que os clientes devem desconfiar de e-mails com remetente ou conteúdo duvidosos. Além disto, a instituição financeira orientou a nunca responder e-mails ou telefonemas que peçam seus dados bancários, como número de conta, agência e senhas. A dica de segurança é procurar utilizar sempre computador pessoal para transações bancárias e compras. Computadores públicos ou desconhecidos podem estar infectados com vírus e programas maliciosos.