Ícone do site Tribuna de Minas

Moradores do São Pedro cobram ações da PJF antes do período chuvoso

manilha entupida sao pedro divulgacao associacao de moradores e proprietarios do consominio jardins imperiais
manilha entupida sao pedro 2 divulgacao associacao de moradores e proprietarios do consominio jardins imperiais
Em meio à área de mata existe servidão, com a rede entupida. Problema provoca retorno das águas pluviais, causando transtornos (Foto: Divulgação/Associação de Moradores e Proprietários do Condomínio Jardins Imperiais)
PUBLICIDADE

Temendo novos transtornos no próximo período chuvoso, moradores do Bairro São Pedro, na Cidade Alta, solicitam ação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para limpeza e manutenção das tubulações de águas pluviais que descem dos condomínios daquela região para desembocar no Córrego São Pedro, próximo à rotatória da Estrada Engenheiro Gentil Forn que dá acesso ao Morro do Cristo. As manilhas estariam entupidas na área de mata, onde vazamentos também já foram flagrados pelos residentes em pontos nos quais as estruturas estariam rompidas.

Segundo a Associação de Moradores e Proprietários do Condomínio Jardins Imperiais, inúmeras solicitações já foram feitas à Prefeitura para que as obras necessárias aconteçam neste período de seca, mas, até o momento, nenhuma intervenção teria sido realizada no local. A situação preocupa, já que, com o retorno das chuvas, a partir de outubro, o receio é de que as águas deixem de escoar e retornem para as casas, como aconteceu na última temporada chuvosa, para desespero dos moradores.

PUBLICIDADE

“Existe ali uma área de mata que margeia todo o Córrego São Pedro. Por dentro, há uma servidão, por onde passam as águas pluviais da associação e dos condomínios ali de cima, desde o Morro do Cristo. Essa rede pertence à Prefeitura. Ano passado, com as chuvas que tiveram, estava acontecendo um retorno dessas águas pluviais para a residência das pessoas, porque a rede está entupida na área da mata. Em outubro, solicitamos à Prefeitura para verificar e fazer o desentupimento. Fizemos todo o procedimento para pedido, no Gabinete de Ação e Diálogo e no portal, pelo Prefeitura Ágil. Protocolamos, encaminhamos e nada até agora”, desabafa Gustavo Noronha, presidente da associação.

PUBLICIDADE

De acordo com ele, diante da falta de resolução do problema, também foi solicitado apoio a alguns vereadores para que esses intercedam junto à PJF. “Até o momento não fomos atendidos. O problema persiste. Já estamos em julho, daqui a pouco vem agosto, setembro e, em outubro, começam as chuvas.” Gustavo lamenta não poder agir de outra forma. “Como o problema pertence à Prefeitura, não tenho autorização legal para contratar uma retroescavadeira, arrancar tudo e refazer a tubulação. Estou sujeito ainda a ser multado. Estamos usando os meios corretos para a solicitação e insistindo frequentemente.”

Limpeza nas próximas semanas, diz PJF

Questionada sobre o recebimento dessas solicitações, sobre quais intervenções são planejadas e qual o calendário previsto para a execução, a PJF informou apenas que “a limpeza do Córrego São Pedro está programada para ser executada nas próximas semanas”. Ainda conforme o Executivo municipal, “após a limpeza do córrego será possível fazer a inspeção de todos os lançamentos feitos no córrego nessa região”. A atual Administração não respondeu quais melhorias já realizou para evitar o assoreamento e o mau cheiro do curso d’água, embora essas questões sejam alvos constantes de reclamações.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile