Ícone do site Tribuna de Minas

Detento da Ariosvaldo morre no HPS com Covid-19

ariosvaldo priamo capa arquivo
PUBLICIDADE

Um detento da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, situada no Bairro Linhares, Zona Leste de Juiz de Fora, faleceu no HPS em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. O óbito aconteceu no último domingo, mas só foi confirmado nesta sexta-feira (9) pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG).

Segundo a pasta, o custodiado Valdir da Silva, de 59 anos, estava internado no HPS desde o dia 23 de junho. “Anteriormente, Valdir teve material colhido para o teste de coronavírus pelas equipes de saúde da unidade prisional, no dia 15 de junho; e recebeu o resultado positivo no dia 16. Ele apresentava comorbidades como diabetes, hipertensão e cardiopatia.”

PUBLICIDADE

De acordo com o Depen, na ocasião da morte, as equipes da Ariosvaldo, também chamada de Penitenciária de Juiz de Fora II, tomaram todas as providências cabíveis. “A Vara de Execução Penal da Comarca foi comunicada, e assistentes sociais da unidade prisional, imediatamente, informaram a família do detento e prestaram apoio nos procedimentos de liberação do corpo”.

PUBLICIDADE

17 detentos e um servidor testam positivo

A Sejusp também informou que há 17 detentos e um servidor da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires com diagnóstico positivo para a Covid-19 até as 10h desta sexta-feira, segundo levantamento. “De acordo com informações da direção-geral da unidade, repassadas ao Depen-MG para atualização do levantamento diário sobre a Covid no sistema prisional – contudo sem tempo hábil para lançamento na planilha desta sexta – ainda hoje, 13 dos 17 custodiados confirmados para a Covid-19 receberão alta médica.”

Segundo o Estado, os detentos em questão cumprem período de quarentena dentro da unidade, acompanhados pelas equipes de saúde, e estão assintomáticos ou com sintomas leves da doença. “As celas em que se encontram estão isoladas e são rotineiramente limpas e desinfetadas.” Já o servidor está afastado de suas funções e cumpre período de quarentena em casa, em isolamento.

PUBLICIDADE

A Sejusp reforçou que várias outras ações continuam sendo realizadas para prevenir e controlar a disseminação do coronavírus nas unidades prisionais de Minas. A principal delas é o modelo considerado pioneiro no país de circulação restrita de detentos no período de pandemia, por meio das 30 “unidades portas de entrada”. Os espaços recebem os novos custodiados durante o período considerado necessário para a quarentena, antes do encaminhamento às penitenciárias.

Sair da versão mobile