Ícone do site Tribuna de Minas

Dom Gil prepara renúncia à Arquidiocese de Juiz de Fora

Foto Felipe Couri
Dom Gil vai renunciar ao cargo de arcebispo (Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, confirmou, na sexta-feira (9), que entregará sua carta de renúncia ao Papa Leão XIV. O documento será apresentado durante o Jubileu dos Bispos, que ocorrerá entre os dias 25 e 26 de junho, no Vaticano, evento que reunirá bispos de todo o mundo.

A decisão segue o que determina o Código de Direito Canônico, que orienta os bispos a apresentarem renúncia ao completarem 75 anos. Dom Gil atinge essa idade em outubro, e é nesse mês que a renúncia deverá ser efetivada. A Arquidiocese destaca que a entrega da carta não implica saída imediata: cabe ao Papa aceitar ou não o pedido. Ele também pode solicitar que o arcebispo permaneça por mais algum tempo. Após a aceitação, Dom Gil passa a ser bispo emérito.

Durante a celebração de seus 25 anos de ordenação episcopal, em outubro do ano passado, Dom Gil já havia sinalizado sua disposição em concluir sua missão. “Falta pouco para eu me aposentar, falta um ano para ser bispo emérito. Então, esse ano agora eu quero me dedicar bastante para, ao final do ano que vem, entregar ao Santo Padre essa Arquidiocese”, afirmou. No mesmo período, escreveu: “Entro no processo de despedida, em contagem regressiva, para a emeritude daqui a um ano, quando muito feliz entregarei à mãe Igreja a missão de pastoreio”.

PUBLICIDADE

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esclareceu que a nomeação de um novo arcebispo é de competência exclusiva do Papa. 

Trajetória episcopal

Dom Gil foi ordenado bispo em 16 de outubro de 1999. Iniciou seu ministério episcopal como bispo auxiliar na Arquidiocese de São Paulo, onde permaneceu por cinco anos, antes de assumir como bispo diocesano de Jundiaí (SP). Desde 2009, exerce a missão de arcebispo de Juiz de Fora.

Em março deste ano, ao completar 16 anos à frente da Arquidiocese, expressou gratidão pela trajetória: “Estou com muita alegria, muito ânimo, muita satisfação para terminar o trabalho aqui, oferecendo ao Nosso Senhor e à Igreja aquele pouco que eu pude fazer, mas com todo o coração ofereci”, afirmou.

PUBLICIDADE

*estagiária sob supervisão da editora Fabíola Costa

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile