Ícone do site Tribuna de Minas

Dia D intensifica imunização contra a gripe

vacinacao-fernando
Idoso recebe vacina contra a gripe
PUBLICIDADE

Na tarde deste sábado, a aposentada Maria das Dores Pereira cumpriu uma rotina que faz questão de repetir todos os anos. No posto volante montado no Calçadão da Rua Halfeld, a idosa de 75 anos foi vacinada contra a a gripe. “Todo ano eu tomo, desde que surgiu a campanha. Passava muito mal quando ficava gripada, agora não tenho mais gripes fortes”, frisou. Durante todo o dia, a Secretaria de Saúde (SS) promoveu o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Para receber a dose, centenas de pessoas compareceram a unidades de saúde e postos montados em diferentes pontos da cidade. Além dos idosos, a campanha busca imunizar gestantes e puérperas com até 45 dias após o parto, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a vacina disponibilizada na rede pública em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacinação é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a medida pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações decorrentes da influenza. Aos 75 anos, Ubaldo de Souza Oliveira sabe bem a importância da vacina. “Depois que comecei a me vacinar, a gripe não tem mais me atrapalhado. Ela é sempre branda”, salientou.

PUBLICIDADE

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que teve início no dia 4 de maio, termina no próximo dia 22. Quem pertence ao público-alvo e não conseguiu se imunizar deve procurar uma unidade de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, por isso é fundamental realizar a vacinação durante a campanha, para garantir a proteção antes do início do inverno, que ocorre no dia 21 de junho. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile