
No final da manhã, agente de trânsito já estava na via
Atualizada às 17h40
Situações de perigo têm sido flagrantes na travessia da Avenida Rio Branco, na interseção com a Itamar Franco (antiga Independência), desde que a Settra implantou um novo direcionamento dos traffic calmings instalados no local. A Tribuna esteve no cruzamento na manhã desta quarta-feira (9) e constatou a falta de orientação aos pedestres sobre as mudanças. Inclusive no horário em que a reportagem esteve na via, por volta das 9h30, não existia agente de trânsito na área.
Por volta das 17h30, o trânsito ficou ainda mais confuso. Com o aumento no tráfego de veículos e de pedestres no local, os ônibus não conseguiram acessar a faixa exclusiva da Avenida Rio Branco, a partir da Itamar Franco, e uma retenção se formou nas duas vias, no sentido Centro. Com o fluxo parado, os pedestres se arriscaram, aumentando o perigo de acidentes. O agente de trânsito da Settra, deslocado para o local, não conseguiu organizar o grande volume de tráfego neste período.
Desde terça-feira (8), as pessoas que atravessam a Avenida Rio Branco de um lado ao outro naquele ponto precisam concluir o trajeto em três tempos. Quem segue pela calçada no sentido Bom Pastor/Centro precisa atravessar a pista de carros e, em seguida, andar sobre outro traffic calming, paralelo ao ponto de ônibus. No local, ele deve aguardar a abertura do sinal e, em seguida, concluir a travessia.
Redes sociais
Após a implantação da nova travessia, a repercussão foi imediata nas redes sociais. Diversas fotos mostrando a situação foram divulgadas na tarde de terça-feira (8) no Facebook. O flagrante do estudante de arquitetura e urbanismo da UFJF, Gabriel Cruz, foi compartilhado por 1.051 pessoas. "Fiquei surpreso com a repercussão imediata! Sou muito a favor dos traffic calmings, que foram muito eficientes em outros pontos da Rio Branco. Mas neste caso, o desenho urbano não foi satisfatório, e a população está muito indignada." Como ele, muitos internautas estranharam, principalmente, o novo formato, que aparentemente dificulta a tráfego. O publicitário Yuri Fonseca se disse surpreso com a alteração. Em sua opinião, o trajeto ficou mais perigoso para os pedestres, principalmente porque muitos não terão a paciência de seguir pela faixa.
Outra imagem que ganhou popularidade foi uma sátira da bandeira da cidade, feita pelo designer e redator Diego Navarro, que introduz os traffic calmings, em seu formato inusitado, no lugar da faixa vermelha que ocupa o centro da flâmula. "Foi um momento de desabafo. Não esperava que tanta gente compartilhasse, mas que meus amigos dessem risadas, apesar do fato em si não ter a menor graça. Essa mobilização chega a muita gente e, pode ter certeza, tem muita gente indignada com esta situação."
Settra
De acordo com a Settra, as obras ainda estão em andamento. O objetivo da intervenção seria garantir mais segurança aos pedestres. Entre a pista de carros e a de ônibus, uma ilha será construída e cercada por gradil para protegê-los. Também está prevista a instalação de temporizadores nos semáforos. Sobre a ausência de agentes de trânsito esta manhã, a assessoria de comunicação da Settra informou que os profissionais precisaram ser deslocados para outro ponto da Rio Branco, onde acontecia uma manifestação, mas o objetivo é que eles estejam no local durante todo o dia. Minutos após a Tribuna entrar em contato com a Settra, um agente de trânsito já podia ser encontrado no cruzamento para orientar o fluxo de pedestres.