Ícone do site Tribuna de Minas

Primeiro Círio de Nossa Senhora dos Impossíveis acontece neste domingo

capa nossa senhora dos impossíveis
nossa senhora dos impossíveis
(Foto: Arquivo pessoal)
PUBLICIDADE

No próximo dia 12, domingo, Juiz de Fora terá seu primeiro Círio de Nossa Senhora dos Impossíveis. Inspirado no tradicional Círio de Nazaré, que reúne uma multidão todos os anos em Belém do Pará, o padre Pierre Maurício, pároco da Igreja de São José, organiza a celebração na Praça Antônio Carlos, Centro de Juiz de Fora, uma carreata e, ainda, uma procissão. O Círio faz parte das comemorações do dia de Nossa Senhora dos Impossíveis, que será celebrado no dia 18 deste mês.

Conforme o religioso, a ideia surgiu depois que ele esteve em Belém do Pará, em outubro passado. “Não queríamos copiar o Círio de Belém, mas sim ter o nosso Círio, com nossas características, fazer a festa em honra à Nossa Senhora dos Impossíveis, que advoga em nosso favor, pedindo a seu filho pelos nossos impossíveis”, disse. Segundo ele, no dia 12 uma vela com 1,80 metros de altura e 80 centímetros de diâmetro será apresentada à comunidade em procissão, ela representará o Círio. A confecção da vela será especial. “Os fiéis estão depositando suas velas com pedido especial em um caldeirão que está no pátio da Igreja de São José. Estas velas estão sendo derretidas, se tornando oração e formado o Círio”, destacou.

PUBLICIDADE

A programação para o dia 12 começa às 14h, quando a imagem de Nossa Senhora dos Impossíveis, que chegou em Juiz de Fora na terça-feira (7) e foi apresentada aos fiéis, segue em carreata por vários bairros da cidade, entre eles, Costa Carvalho, JK, Bairro de Lourdes, Poço Rico (passando em frente ao terreno onde será construído um santuário), Bom Pastor e Avenida Barão do Rio Branco, chegando à Praça Antônio Carlos. “A imagem ficará exposta na berlinda durante todo dia, com o Círio ao lado”, comentou padre Pierre. Às 16h haverá celebração da missa na Praça, seguida com a procissão da corda, entre a Praça Antônio Carlos e a Igreja de São José, na Avenida Sete de Setembro.

PUBLICIDADE

Serão 200 metros de corda, onde os fieis amarrarão fitinhas com seus pedidos. “A corda representa o cordão umbilical, em uma ideia de que estamos unidos à Maria, que levará nossos pedidos a seu filho, mostrando que estamos unidos a Deus”, explicou Pierre, destacando que as fitinha começam a ser distribuídas nesta quinta-feira (9), na Igreja de São José. A novena de Nossa Senhora dos Impossíveis já começou. Todos os dias da semana acontece às 19h30. No sábado, às 18h.

Sair da versão mobile