A UFJF destinou metade das suas vagas em 2018 para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo, serão 1.337 matrículas disponíveis, distribuídas em 57 cursos dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Os interessados deverão se cadastrar gratuitamente no site sisu.mec.gov.br, entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, e fazer a opção por até dois cursos. Nesta modalidade, é avaliado o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que não poderá ter zerado a prova de redação. Gradativamente, o próprio sistema disponibiliza o quantitativo de vagas, divisão e pesos para cada graduação disponível, para que o interessado avalie se poderá ser aprovado ou não.
De acordo com a UFJF, 1.117 vagas são para Juiz de Fora e outras 220 para Governador Valadares. Deste total, metade é destinada à ampla concorrência, e a outra metade para os oito grupos de ações afirmativas, que levam em consideração critérios como renda familiar, estudo do ensino médio em escolas públicas, raça e deficiência.
Além do Sisu, a Universidade distribuiu o restante das suas vagas para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e um vestibular específico para o curso de Música, ambos já realizados. Ainda conforme a instituição, alunos que participaram do Pism podem concorrer ao Sisu.