Mais uma forte chuva atingiu Juiz de Fora na tarde desta terça-feira (8). As precipitações, que caíram na cidade por volta das 16h30, ocasionaram 26 novos chamados para a Defesa Civil, todos sem vítimas. De acordo com a pasta, entre as ocorrências atendidas, constam duas por desabamento parcial de edificação nos bairros Eldorado e Vila Alpina e outras duas por ameaça de desabamento de edificação em São Geraldo e Igrejinha. Outros atendimentos se dividiram entre ruas danificadas, enxurrada, ameaça e escorregamento de talude, trinca em parede, alagamentos e ameaça de desabamento de muro de contenção.
Ainda no decorrer da tarde, foram registrados alagamentos em algumas vias, como na Avenida dos Andradas e na Rua São Sebastião. Também em decorrência das chuvas, o muro de um clube na Avenida Brasil desabou, assustando quem passava pelo local.
Leitores também informaram falta de energia em alguns pontos do Centro. De acordo com a Cemig, por volta das 17h15, alguns locais da cidade sofreram interrupções de energia por conta da chuva.
Já na Estrada Engenheiro Gentil Forn, no São Pedro, uma árvore caiu, comprometendo o trânsito na região. Equipes da Cemig e do Corpo de Bombeiros foram empenhadas na ocorrência. Funcionários da Empav também seriam encaminhados ao local para a remoção dos galhos.
Segundo balanço da Defesa Civil, no acumulado do dia, medido pelos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 59,8 milímetros em Santa Terezinha; 55,62 milímetros em Graminha; 51,21 milímetros em Santa Efigênia; 45,87 milímetros na Cidade Universitária; 39 milímetros em Igrejinha e 30 milímetros em Grama. Durante a tarde, entre 16h e 17h, já conforme pluviômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram 16,6 milímetros de chuva no Campus da UFJF e 51,2 durante todo o dia.
Ocorrências
Além das ocorrências atendidas no período da tarde, a Defesa Civil registrou também, até por volta das 11h, dez chamados relacionado às precipitações do dia anterior. Não houve registro de feridos. Todos os atendimentos foram relativos a escorregamento de taludes.
Novo alerta
Segundo boletim diário emitido pelo Inmet, as condições meteorológicas permanecem favoráveis ao tempo chuvoso sobre grande parte de Minas Gerais, devido a associação entre um sistema de baixa pressão sobre oceano e o direcionamento do canal de umidade da Amazônia para o Brasil Central e Sudeste (ZCAS).
Em função disso, o órgão emitiu novo alerta com a possibilidade de chuvas intensas (de 30 a 60 milímetros/hora ou 50 a 100 milímetros/dia), acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento ocasional (acima de 40 km/h) em áreas isoladas, incluindo Campo das Vertentes e Zona da Mata até o fim da manhã desta quarta (8).
A tendência é de queda nas temperaturas, que devem oscilar entre 15 e 21 graus. Nesta quarta, a mínima do dia foi de 19 e a máxima 28 graus em JF.