Em decorrência das chuvas recentes na cidade, a Defesa Civil recebeu mais 38 chamados nas últimas horas, totalizando 108 boletins de ocorrência em 54 bairros, contabilizadas desde a manhã da última segunda-feira (7). A média de precipitações nestas últimas 24 horas foi de 12,02 milímetros, sendo que os locais com maior índice pluviométrico foram Ponte Preta (26,7mm), Chapéu D’Uvas (25,1mm) e Paula Lima (21,9mm). Entre os casos recentes mais graves, está o escorregamento de talude e queda de muro nos fundos de uma residência na Rua Primeira Vitória, no Bairro Alto Santo Antônio, na Zona Sudeste. Conforme a assessoria da Defesa Civil, apesar de não apresentar danos à estrutura do imóvel, existe ainda uma trinca no barranco, que pode ceder. Na manhã desta terça (8), o órgão realiza vistoria no local.
Na Rua Vicente Beghelli, no Bairro Dom Bosco, na Cidade Alta, foi registrada queda de uma árvore na pista. A Settra foi acionada para controlar o trânsito e o Corpo de Bombeiros realizou o corte. Já no Bairro Teixeiras, Zona Sul, um cupinzeiro rolou em um barranco e acertou um imóvel na Rua Jesus Raimundo. Os moradores foram orientados a realizar a recuperação da parede atingida e a retirada do material. No balanço das últimas 24 horas, a região que registrou maior número de ocorrências foi a Sul (32), seguida da Sudeste (20), Cidade Alta (16), Leste (15), Norte (13), central (7), e Nordeste (5). Dentre elas, 34 foram relacionadas a escorregamento de talude, 17 a ameaça de deslizamento, dez sobre orientações técnicas preventivas, cinco de queda de árvore e três de ameaça de queda de árvore.
Já os Bombeiros informaram, na manhã desta terça, que continuam atuando no atendimento de 13 casos de corte de árvores com risco de queda. Somente nesta segunda, foram realizados 16 trabalhos relacionados a este tipo de vistoria que, segundo a assessoria, é a que mais está demandando trabalho.
[Relaciondas_post]
Reparos
Nesta terça, a Empav está atuando na Rua Geraldo Paleta, no Santa Rita, realizando o serviço de tapa-buraco em um trecho da rua que a Secretaria de Obras executou a construção de uma rede de drenagem. O serviço já havia sido feito anteriormente, mas, por causa das chuvas, o asfalto não completou o processo de cura. Conforme a assessoria, o mesmo trabalho está sendo feito nas avenidas Brasil, no Ladeira, e Juiz de Fora, sentido Parque Guarani/Grama, além dos bairros Santa Luzia, Jardim de Alá, Marilândia, Jardim da Serra, Centro e no Acesso Norte.
As equipes do setor de Parques e Jardins estão realizando o recolhimento de árvores e galhos caídos na Escola Municipal Vereador Raymundo Hargreaves, no Bom Jardim, nos colégios dos bairros Santa Cândida, Linhares e Ipiranga, e no bairro Aeroporto. Já a Secretaria de Obras está trabalhando na correção de erosão nas ruas Luiz Fávero, no Bom Jardim; Estevam Pirâmide, no Santos Dumont; e Ademir Pedretti dos Santos, no Santa Cândida. As equipes também estão atuando na construção de uma pequena contenção na margem esquerda do córrego de Santa Luzia; e na retirada de barro que desceu para o asfalto em Caeté, para liberar a passagem do ônibus. Além disto, profissionais realizam vistorias em outros pontos atingidos pela chuva, para providenciar os reparos.