A Guarda Municipal informou que, na última semana, o órgão ultrapassou o número de 400 animais silvestres recolhidos este ano. De acordo com a instituição, as espécies são de pequeno porte e habitam a fauna local, mas, por alguma razão, foram encontradas pela população em via pública ou em residências da área urbana de Juiz de Fora. De forma geral, trata-se de aves, micos, serpentes e roedores. Segundo a guarda, entre os últimos atendimentos, um tucano, aparentemente com a asa ferida, chamou a atenção quando foi recolhido no quintal de uma casa no Bairro Grama, Zona Nordeste.
Leia mais notícias de Juiz de Fora aqui.
Capturas
De acordo com a Guarda Municipal, as capturas de animais seguem o procedimento padrão específico para segurança e preservação da vida tanto dos bichos, quanto para a proteção da população solicitante. Os animais recolhidos são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Cetas/Ibama), onde passam por avaliação veterinária e cuidados, em caso de necessidade, para posterior reinserção ao habitat.
Essa modalidade de serviço é feita pela Guarda desde 2001. As equipes foram treinadas para o manuseio de animais silvestres e atuam com recursos materiais adequados para o procedimento de captura e transporte dos animais. O trabalho também conta com esforços dos demais órgãos ambientais no atendimento das demandas da comunidade, destacou a Guarda Municipal.
Para acionar a equipe de Proteção Ambiental da Guarda basta ligar pelo telefone 153, no horário das 8h às 17h. O serviço atende a casos de animais silvestres feridos em situação de perigo ou que estejam colocando em risco a população. O recolhimento é exclusivamente para animais de pequeno porte da fauna silvestre. A equipe não faz captura e encaminhamento de animais domésticos, como cães e gatos ou de grande porte como capivaras e cavalos. A atividade acontece paralelamente aos demais empenhos operacionais da Guarda Municipal, de modo que o atendimento segue critérios de prioridade e disponibilidade de equipe no momento da solicitação.