Já tiveram início as celebrações em Juiz de Fora em honra a Nossa Senhora Aparecida, cuja data é festejada no próximo sábado (12). Em todo o país, as comemorações deste ano são regidas pelo tema “Com Maria, escolhidos e enviados em missão!”, proposto pelo Santuário Nacional. Desde 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) determinou que a festa dedicada a Nossa Senhora Aparecida fosse celebrada no dia 12 de outubro. Uma das razões para a escolha dessa data foi a aproximação da época do encontro da imagem da santa, que ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717.
As novenas em Juiz de Fora começaram na última quinta-feira (3), e uma programação especial está preparada para o dia da padroeira do Brasil. Na Catedral Metropolitana, no Centro, serão sete missas no dia 12, às 7h, 8h30, 10h, 11h30, 16h, 18h e 19h30, além da tradicional motociata de Nossa Senhora Aparecida, que chega à sua 24ª edição, com concentração às 9h. Todos os dias, entre o dia 3 e 11, está ocorrendo novena às 19h.
Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro homônimo, região Leste, a novena ocorre no mesmo período, entre os dias 3 e 11, com terço às 18h30 e missa às 19h. Para o sábado (12), está planejada uma celebração sertaneja, seguida de carreata. Às 8h, a celebração é especial para motoristas, taxistas e motociclistas. Duas horas mais tarde, acontece outra celebração para a juventude, estudantes e escoteiros. Ao longo dia acontecem ainda missas para crianças, idosos e enfermos. Ao meio-dia, conforme a Arquidiocese, ocorre uma celebração afro-brasileira. Uma procissão luminosa pelas ruas do bairro está marcada para as 18h. Em seguida, às 19h, o arcebispo Dom Gil Antônio Moreira presidirá uma celebração solene. A Matriz fica na Rua Nossa Senhora Aparecida 120.
Já na Matriz Nossa Senhora Aparecida, pertencente à Paróquia São João Paulo II, no Bairro Nova Era, Zona Norte de Juiz de Fora, Nossa Senhora Aparecida está sendo celebrada desde o último dia 3. Missas diárias, terços e novena ocorrem até o dia 12. No dia da padroeira do Brasil , às 6h, acontece alvorada, um terço será rezado às 9h, e ao meio-dia acontece o Angelus, que relembra aos católicos, mediante meditação e orações, o momento da Anunciação – feita pelo anjo Gabriel à Virgem Maria – da concepção de Jesus Cristo, acreditada como livre do pecado original. Uma procissão está marcada para as 16h, seguida por uma missa solene e queima de fogos. A capela fica na Rua Jarcil Firmino Pinheiro 30. A programação completa de todas as igrejas de Juiz de Fora e região pode ser conferida no site da Arquidiocese.