Ícone do site Tribuna de Minas

Em Juiz de Fora, moradores do Borboleta bloqueiam trânsito e cobram melhorias na sinalização

Moradores do Borboleta bloqueiam trânsito e cobram melhorias na sinalização
(Foto: Contribuição do leitor)
PUBLICIDADE

Após ameaçarem uma manifestação na última quinta-feira (3), os moradores do Bairro Borboleta, na Cidade Alta de Juiz de Fora, realizaram uma intervenção no trânsito antes da subida da Rua Jacob Lawal, entre as ruas Júlio Menini e Antônio Fellet – que ficam logo depois da José Lourenço, próximo à “santinha”.

No local, manifestantes bloquearam a via nos dois sentidos com objetos e, em seguida, atearam fogo. Por conta disso, o trânsito ficou mais intenso. A Polícia Militar foi até o local e pediu aos manifestantes para que parassem o protesto devido à ocorrência de crime, por conta do fogo. No momento, o trânsito já foi liberado.

PUBLICIDADE

Dentre as demandas da população, estão uma faixa elevada no local, para auxiliar na travessia das faixas, bem como uma sinalização vertical e horizontal mais intensa e clara. O problema já existe desde antes da tragédia causada pelas chuvas em fevereiro de 2026. Inclusive, os moradores já presenciaram acidentes em diferentes trechos. Contudo, após o período, a situação piorou, devido à interdição da Estrada Engenheiro Gentil Forn.

De acordo com os envolvidos, o vereador Juraci Scheffer (PT), que esteve presente na manifestação na semana anterior, não cumpriu o que havia prometido. Na ocasião passada, o parlamentar ressaltou que, até a data, retornaria para apresentar um projeto de solução alternativa, com o objetivo de melhorar a sinalização e até o passeio na rua – o que não ocorreu.

Em resposta à Tribuna de Minas, a assessoria do político informou que as chuvas dos últimos dias impediram o início da implantação do projeto de sinalização na via.

“Amanhã, às 11h, o vereador Juraci Scheffer e uma comissão de moradores do Bairro Borboleta vão se reunir com técnicos da Prefeitura. Neste encontro, será apresentado um projeto de melhorias no trânsito da Rua José Lourenço”, sinalizou a assessoria.

PUBLICIDADE

A comunidade também questiona a omissão da Prefeitura.

“Parece que é impossível de resolver. Estamos pedindo esse apoio desde muito antes das chuvas. A situação fica cada vez pior. Só queremos exercer o nosso direito de ir e vir”, disse uma manifestante na semana passada.

PUBLICIDADE

A reportagem demandou ao Poder Executivo um posicionamento a respeito da situação. Em nota, a PJF afirmou que continua atenta às demandas da comunidade e que, em atenção a elas, implantou um binário na Rua José Lourenço, além de ajustes na sinalização para melhorar a circulação.

“A SMU reitera que mantém estudos técnicos, fiscalização e diálogo com as comunidades para acompanhar as mudanças no fluxo e adequar a circulação às novas condições”, pontuou.

Sair da versão mobile