
Três carros de luxo foram apreendidos em Juiz de Fora na manhã da última quinta-feira (7). A ação faz parte da Operação Ilicitantes, deflagrada pela Polícia Federal (PF), para investigar fraudes em processo licitatório conduzido pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), envolvendo recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos estados de Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, além do bloqueio e sequestro de bens de investigados, pessoas físicas e jurídicas.
Em Juiz de Fora, a apreensão aconteceu no Bairro Estrela Sul, região Sul da cidade. Um dos modelos dos carros apreendidos, conforme a tabela Fipe de 2024, custa em torno de R$ 1.037.215.
De acordo com a PF, foi identificado o pagamento de vantagem indevida a servidor terceirizado, estimado em cerca de R$ 465 mil, realizado por meio de empresas intermediárias e contas de passagem. Parte do valor foi utilizada para a aquisição de veículos e eletrônicos, incompatíveis com a renda formal dos suspeitos.
Os investigados poderão responder por frustração do caráter competitivo de licitações, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.