Depois de quase três anos de interdição, o trânsito de veículos na Rua José Lourenço, no Bairro Borboleta – no trecho compreendido entre as ruas Tenente Paulo Maria Delage e Augusto Tielman -, voltou a funcionar normalmente nesta segunda-feira (8). Tanto na subida, como na descida, motoristas já têm a possibilidade de utilizar a parte da via.
A Tribuna esteve no local e conversou com moradores da área que passavam pelo trecho. Uma mulher, que preferiu não se identificar, afirmou à reportagem que acredita nos benefícios para a população local. “Esperamos que melhore. Agora, com a possibilidade da passagem de ônibus por aqui, nós que moramos no bairro não vamos precisar fazer trajetos maiores para chegarmos aos nossos destinos”, conta.
Com a liberação da via e a inauguração da obra de contenção, o trânsito do transporte coletivo também retomou as atividades normais. De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), as linhas de ônibus 513 (Borboleta/Centro) e 514 (Cascatinha/Borboleta) são as únicas que contam com o trecho no itinerário.
No sentido da descida, ainda há uma parte com serviços em andamento. A Administração municipal informou que a obra de contenção está finalizada, e os trabalhos observados são intervenções residuais.
Outra questão verificada foi a confusão no trânsito, em especial no cruzamento da José Lourenço com a Augusto Tielman. Motociclistas e motoristas relataram dificuldade de identificação da sinalização – que não contempla todos os sentidos possíveis. Quanto a isso, a PJF afirma que a sinalização foi implementada conforme preconiza a legislação de trânsito.
A informação é que eventuais ajustes podem ser providenciados, caso seja necessário.
Trânsito no trecho ficou interditado por quase três anos
Devido ao risco de deslizamentos de terra na região, identificados pela Defesa Civil na época, o trânsito no trecho da José Lourenço precisou ser interditado em agosto de 2021. Em setembro de 2023, a PJF anunciou o início das obras de contenção no local. Na última sexta-feira (5), o trabalho foi entregue. Ao todo, o investimento da Prefeitura foi de aproximadamente R$ 6,8 milhões.
O secretário de Obras, Lincoln Santos Lima, esclareceu que foram utilizados cerca de 90 metros de cortina atirantada, além dos trabalhos de pavimentação, instalação de guias de meio-fio e drenagem em alguns pontos.
“Consideramos a obra de contenção uma entrega muito importante pela gestão, aliada à liberação do trânsito – que muito irá facilitar a vida dos moradores da Região Oeste da cidade, que poderão fazer seus trajetos para diversas áreas, inclusive por meio de transporte coletivo”, ressalta o secretário.
*Estagiário sob a supervisão da editora Fabíola Costa.