
Após um hiato de dois anos, por conta da pandemia, Juiz de Fora volta a receber a tradicional Feira de Holambra, na Praça da Estação, no Centro da cidade. A feira chega à sua 18ª edição trazendo plantas que podem ser encontradas nos pontos turísticos da cidade e que, portanto, se adéquam bem às condições climáticas do município.
O evento teve início nesta quinta-feira (7) e vai até 17 de julho. Neste período, o público poderá visitar o espaço gratuitamente e se encantar com as mais de 150 espécies de flores, plantas ornamentais, frutíferas e ervas aromáticas, que serão comercializadas com preços acessíveis, a partir de R$ 4. A visitação acontece diariamente, das 8h às 20h.
Conforme a organização do evento, a expectativa é de grande movimentação, superando, inclusive, o número de visitantes de edições anteriores, que chegaram a receber cerca de 30 mil participantes. “Somente nas poucas horas após a abertura da feira, nesta quinta, recebemos mais de mil pessoas. Nunca tínhamos aberto uma feira dessa forma. As pessoas querem mesmo visitar, sentiram falta”, destaca a organizadora da feira, Gisele Miranda Gomes.
Também há novidades neste edição. Segundo Gisele, os visitantes poderão encontrar também plantas carnívoras, espécies que não estavam presentes nas feiras anteriores. O evento também conta com um jardim sensorial, onde os interessados poderão explorar as várias sensações que diferentes espécies podem despertar.
A feira
O evento leva o nome da cidade de Holambra, município do interior de São Paulo que é considerado o maior produtor de flores da América Latina. O objetivo da feira é levar o conhecimento sobre as flores para os juiz-foranos, expondo plantas incomuns na aparência ou na fragrância. Já tradicional no calendário de Juiz de Fora, a feira é organizada pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, e tem o apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).