Ícone do site Tribuna de Minas

Fila para atendimento no TRE de JF faz volta em quarteirão

fila tre pedro
Fila para atendimento no TRE alcança Rua Rei Alberto, no Centro. (Foto: Pedro Capetti)
PUBLICIDADE

Faltando um dia para o término do prazo para solicitar, transferir ou regularizar o título de eleitor, a fila de pessoas aguardando atendimento na Justiça Eleitoral, localizada na Avenida Presidente Itamar Franco, no Centro, dobrava a esquina no início da manhã desta terça-feira. Por volta das 9h, havia eleitores até na esquina da ruas Rei Alberto com a Santo Antônio. Com todos os horários disponíveis para agendamentos já preenchidos, os atendimentos passaram a ser feitos por ordem de chegada, entre 10h e 18h.

Os documentos necessários para a regularização ou requerimento do título são: carteira de identificação (carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento) que comprove a nacionalidade brasileira; comprovante de residência recente (para transferência, precisa ter pelo menos três meses de residência); e comprovante de quitação com o serviço militar (para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino).

PUBLICIDADE

O dia 9 de maio também é a data-limite para aqueles que quiserem realizar o recadastramento biométrico. O procedimento, porém, ainda não é obrigatório na maioria das cidades mineiras, como Juiz de Fora. Porém, aqueles que estão renovando seus documentos ou realizando sua primeira inscrição na Justiça Eleitoral já são cadastrados biometricamente.

PUBLICIDADE

e-Título
Cabe lembrar que, em dezembro do ano passado, a Justiça Eleitoral lançou o e-Título: aplicativo que permitirá aos eleitores acessarem uma via digital do título eleitoral por meio do seu smartphone ou tablet. A iniciativa partiu do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e já foi adotada pelo TRE de Minas Gerais.

Sair da versão mobile