Ícone do site Tribuna de Minas

Moradores relatam desconforto abdominal após água surgir amarelada na torneira

agua amarelada by marli silva e1678288796947
Moradores relatam sintomas de desconforto abdominal após água chegar às torneiras amarelada (Foto: Contribuição do leitor)
PUBLICIDADE

Moradores do Parque São Pedro, na Cidade Alta, manifestaram preocupação com a água que chega até as torneiras das residências da Rua Waldemar Henrique Pinto. De acordo com o registro feito por uma leitora da Tribuna, os domicílios têm sido abastecidos por um líquido amarelado, em problema que persiste há meses no local e na vizinhança. Os moradores avaliam que a água amarelada estaria, inclusive, causando desconforto intestinal entre a população da região.

O relato conferido à reportagem nesta quarta-feira (8) foi de Marli Silva, moradora da Rua Waldemar Henrique Pinto que já havia registrado reclamação sobre o mesmo problema em meados de 2022.

PUBLICIDADE

Estamos com o mesmo problema desde o ano passado. A água fica clara uma, duas ou três semanas, mas depois volta tudo de novo”, conta.

De acordo com a moradora, a população da região tem uma rotina de contatos com a Cesama, dado que a água suja é uma constante. Entretanto, nenhuma solução definitiva para o problema é encontrada pelos agentes da empresa. “A gente liga para a Cesama, eles vêm e abrem o registro, mas não adianta nada. Não deram uma solução para a gente”, critica.

PUBLICIDADE

Por conta da insegurança com o abastecimento, Marli afirma que passou a ter cuidados especiais com a água que chega nas torneiras de casa.

A gente ferve a água para colocar no filtro e beber”.

O problema no abastecimento é generalizado na rua, conforme Marli, e passou, nas últimas semanas, a impactar na saúde dos populares. “Todo mundo está com dor de barriga e diarreia”, conta. Na residência da moradora vivem três pessoas, e todas elas tiveram mal estar recentemente, atribuindo o problema à água amarelada, uma vez que vizinhos também relataram desconforto abdominal.

PUBLICIDADE

Cesama afirma não ter registrado reclamação sobre qualidade da água

Em nota, a Cesama informou que verificou seus registros e que “não há nenhuma reclamação quanto à qualidade da água para a Rua Waldemar Henrique Pinto, no Parque São Pedro”.  A companhia ainda citou que “ampliando a pesquisa para todo o Parque São Pedro, desde 2019, há somente quatro registros quanto à qualidade da água provenientes do mesmo imóvel, na Rua I (prolongamento da rua citada): dois registros em julho/22, um em dezembro/22 e um em março/23. Desta forma, a companhia coletou água da via e realizou uma análise laboratorial na tarde desta quarta-feira. O resultado atende rigorosamente aos parâmetros exigidos na legislação federal. Segue a foto da água coletada nesta data”, diz a nota.

A Cesama afirma, ainda, que a água distribuída pela companhia atende todos parâmetros previstos na Portaria GM/MS n° 888, de 4 de maio de 2021. “As coletas são divididas em rotas, abrangendo todo o sistema de abastecimento de água da cidade, sendo que o monitoramento realizado pela companhia segue as determinações da legislação federal para certificar que a água distribuída esteja dentro do padrão de potabilidade exigido nacionalmente.”

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile