Ícone do site Tribuna de Minas

Resistência e celebração marcam Dia das Mulheres em JF

200 destacada
PUBLICIDADE

Influenciado pelo período carnavalesco, o Dia Internacional das Mulheres, além dos atos de resistência, ganhou ares de folia em Juiz de Fora. No início da noite desta sexta-feira (8), o ato/bloco Filhas de Elza – cujo nome homenageia a cantora Elza Soares – concentrou dezenas de mulheres no Parque Halfeld. Organizado pelo coletivo Maria Maria, integrantes da Marcha Mundial das Mulheres e outras militantes, o ato teve como mote ‘Mulheres em resistência por justiça, liberdade e direitos’. Na ocasião, as manifestantes expuseram suas principais reivindicações, inclusive pessoais, e realizaram manifestações artísticas.

De acordo com uma das integrantes do coletivo Maria Maria, Laiz Perrut, unir à luta das mulheres um momento de celebração, fortalece ainda mais o movimento, atinge um maior número de pessoas, além de ganhar mais visibilidade. “Nós entendemos o carnaval como uma manifestação revolucionária, assim como a luta pela reivindicação dos nossos direitos. Neste ato/bloco, queremos cobrar por justiça, justiça por Marielle, e lutar contra a perda dos nossos direitos, como a nossa aposentadoria”, pontuou. Após a concentração, os participantes do bloco desceram a Rua Halfeld com o intuito de conscientizarem outras pessoas. O grupo também realizou panfletagem durante o bloco.

PUBLICIDADE
<
>
Integrantes do Coletivo Maria-Maria e manifestantes encerram a programação do dia com ato/bloco no Parque Halfeld (Foto: Fernando Priamo)
Sair da versão mobile