Ícone do site Tribuna de Minas

Decreto define novos horários da atividade econômica em Juiz de Fora

movimento nas ruas 07 01 2021 1

De acordo com a PJF, houve agravamento de alguns indicadores monitorados pelo município, como taxa de ocupação de leitos de UTI adulto, variação no número de óbitos e risco de esgotamento de leitos de UTI

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) publicou decreto, nesta sexta-feira (8), que oficializa as alterações no funcionamento de setores econômicos. A medida faz parte da nova política de contenção ao coronavírus chefiada pela prefeita Margarida Salomão (PT). A PJF optou por “alongar o dia de trabalho” como forma de evitar aglomerações, conforme revelado pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignácio Delgado na quinta-feira (7).

O decreto também oficializa a criação do Fórum de Defesa da Vida, grupo que passa a discutir as medidas de enfrentamento à pandemia. Ele substitui o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19, que foi criado e chefiado pelo ex-prefeito Antônio Almas até o final do mandato como Chefe do Executivo.

PUBLICIDADE

Confira os novos horários da atividade econômica em Juiz de Fora

Fonte: PJF


Pelo decreto, academias de ginásticas e semelhantes também funcionam entre segunda e sábado, entre 6h e 22h. O decreto institui distanciamento individual mínimo de 1 metro, além dos protocolos sanitários previamente definidos pelo Minas Consciente.

PUBLICIDADE

O comércio em geral, bem como centros e galerias comerciais, pode funcionar de segunda a sábado, entre 9h30 e 19h30. Os shopping centers operam de segunda a sexta-feira, entre 11h e 22h. Já aos sábados, domingos e feriados, os shoppings funcionam entre 10h e 22h.

Bares e restaurantes passam a funcionar de segunda a domingo, entre 8h e 23h, para atendimento no estabelecimento. Já para entrega em domicílio e retirada no local, o horário é livre.

PUBLICIDADE

As igrejas e demais centros religiosos têm horário livre de funcionamento, mas devem observar o limite de 30% da capacidade, limitado a um limite de 30 pessoas. Os parques e espaços públicos podem funcionar de terça a domingo, entre 8h e 14h, também com o limite de 30% da capacidade, mas com limite máximo quantitativo de 200 pessoas.

O setor de serviços e escritórios comerciais passa a ter a possibilidade de funcionar de segunda a sábado, entre 8h e 18h. Já os salões de beleza e clínicas de estética estão liberados para operar também de segunda a sábado, entre 7h e 22h.

PUBLICIDADE

Por sua vez, o setor de construção civil e atividades afins têm liberação para funcionar de segunda a sábado, entre 7h e 17h. As demais atividades permitidas na onda amarela têm horário livre, “nos termos autorizados pelo programa Minas Consciente”, conforme decreto.

Horário estendido para diluir o fluxo

A política de estender o horário de funcionamento dos setores econômicos já havia sido adiantada pelo secretário Ignácio Delgado na quinta-feira. Segundo o titular, a medida seria adotada “para que a gente reduza a aglomeração em ponto de ônibus, local identificado pela Secretaria de Saúde como um dos que mais provocam a contaminação”.

PUBLICIDADE

Em vídeo publicado pela PJF, a prefeita Margarida Salomão ainda disse esperar que “essa repactuação ajude a diminuir a disseminação do vírus e o número de óbitos ainda antes da imunização”. Na quarta-feira (6), ao anunciar a progressão do município para a onda amarela, Margarida havia apontado evolução positiva na condição sanitária em Juiz de Fora

De lá para cá, foram 13 mortes causadas pela Covid-19 na cidade, segundo boletins epidemiológicos publicados pela Secretaria de Saúde, e o município chegou a 554 vidas perdidas em decorrência da cidade. No total, 14.223 contaminações foram confirmadas até o momento.

Sair da versão mobile