Ícone do site Tribuna de Minas

Grandes redes retomam megaliquidações

PUBLICIDADE

Atualizada às 20h

Consumidores aproveitam descontos do saldão (Foto: Olavo Prazeres/08-01-16)

Após um 2015 de grande dificuldade, o comércio usa a tradicional estratégia de redução de preços em janeiro na tentativa de impulsionar as vendas. A iniciativa trouxe bons resultados em novembro, com a Black Friday, e também foi utilizada no Natal, período em que as lojas não costumam realizar promoções. Em janeiro, é a vez das grandes redes de eletrônicos e eletrodomésticos encherem os olhos dos consumidores, com oferta de até 70% de desconto nos produtos. Nesta sexta-feira (8), dezenas de pessoas formaram fila e esperaram até 21 horas para poderem aproveitar as promoções.

PUBLICIDADE

No Magazine Luiza, localizada na Avenida Rio Branco, a “Liquidação Fantástica” teve início às 6h desta sexta, mas a fila de consumidores se formou às 9h do dia anterior e chegou até a Rua Halfeld. A movimentação no local foi intensa durante todo o dia, e a expectativa da gerência é que duas mil pessoas passassem pelo estabelecimento. Hoje, a loja retoma a promoção com o “Sábado Fantástico” para os clientes que não conseguiram aproveitar os descontos da rede nesta sexta.

PUBLICIDADE

De acordo com o gerente da loja, Silverson Alberto dos Santos, a ação é realizada há mais de 20 anos pela rede e sempre traz bom retorno. “Este ano, o movimento está bom e atende nossas expectativas. É uma chance de começar 2016 com bons resultados após um 2015 difícil por conta da crise.” Segundo ele, eletroportáteis, linha de imagem e móveis estão entre os itens mais procurados pelos consumidores.

Nas lojas Ponto Frio e Casas Bahia, os produtos de telefonia, linha branca, tecnologia, informática e móveis estão em promoção até domingo, dia 10. As empresas não divulgaram expectativa de crescimento das vendas com a realização das liquidações. A assessoria da Via Varejo, administradora de ambas as marcas, destacou que “sempre busca oferecer preços competitivos e condições especiais ao longo do ano”.

PUBLICIDADE

Esquema tático
Os primeiros lugares da fila que se formou em frente ao Magazine Luiza foram ocupados pela família Pereira. Consumidores assíduos nas liquidações de início do ano, eles elaboraram um “esquema tático”. “Nós visitamos a loja dois dias antes para listar os produtos que nos interessam. Chegamos cedo para pegar lugar na fila e vamos nos revezando ao longo do dia e da noite. Trazemos cadeira, lanche e água”, conta a nutricionista Carla Pereira, 24 anos.

A ideia de aproveitar a promoção começou em 2011, quando a estudante Juliana Pereira, 26 anos, conseguiu mobiliar a casa nova aproveitando as ofertas. “Vim com o meu marido, e nós compramos TV, cama e móveis por preços muito bons. A economia é muito grande. Desde então, a família passou a vir também. As nossas casas são equipadas pelos saldões.”

PUBLICIDADE

Há cinco anos, a doméstica Alexandra Makla Pessoa, 43 anos, também aproveita os descontos para realizar sonhos de consumo. “Já comprei um aparelho de som que custava R$ 1.800 por R$ 280, e um aparelho de jantar de R$ 300 por R$ 40.”

Sair da versão mobile