Ícone do site Tribuna de Minas

Região Nordeste de JF terá Hospital de Pronto Atendimento

Inauguração do Pronto Atendimento da Região Nordeste na sexta-feira
PUBLICIDADE

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou, nesta quinta-feira (7), a instalação de um hospital de pronto atendimento que beneficiará, principalmente, a Região Nordeste de Juiz de Fora. O serviço será prestado pelo Hospital Ana Nery, que venceu o chamamento público para execução do convênio com a PJF, que conta com valor de emendas parlamentares dos vereadores Bejani Jr. (Podemos) e Vagner de Oliveira (PSB). Conforme o extrato de convênio publicado nos Atos do Governo, o repasse foi de R$ 400 mil.

O atendimento é uma demanda antiga dos moradores da região, que deixaram de ser assistidos pelos serviços públicos de urgência e emergência desde abril de 2014, quando o pronto atendimento no Hospital Regional João Penido, no Bairro Grama, foi suspenso. A data de início do funcionamento das atividades ainda não foi divulgada, mas, em vídeo publicado nas redes sociais, a prefeita Margarida Salomão (PT) garante que será “em breve”.

PUBLICIDADE

“Nos próximos dias, voltaremos para dizer a data. Mas será realmente muito em breve, já que o Hospital Ana Nery, como mostrado na chamada pública, tem toda condição de oferecer esse serviço. Isso é uma injeção de qualidade no nosso sistema de saúde”, afirma Margarida no vídeo.

PUBLICIDADE

‘Crescimento habitacional’

Para o vereador Vagner, atender esse pedido dos moradores da região Nordeste de Juiz de Fora é uma conquista para a saúde local. “Acompanhamos a luta da população da Região Nordeste de Juiz de Fora para, na época, reabrir o Hospital João Penido, mas quando percebemos que isso não ia ser viável, nós nos prontificamos a apresentar a emenda para implantar um outro pronto atendimento na Região Nordeste”, disse.

De acordo com Bejani Jr., o crescimento habitacional dessa e de outras regiões faz com que, quando é necessário, esses moradores tenham que se deslocar para unidades de outros bairros, o que acaba resultando em uma lotação nesses serviços. Dessa forma, o parlamentar celebrou a parceria em prol da população.

PUBLICIDADE

Em maio deste ano, a Tribuna já havia noticiado que a PJF tinha intenção de viabilizar uma unidade de pronto atendimento na região. Após o anúncio desta quinta-feira (7), a Administração municipal informou que mais detalhes sobre o convênio e datas para disponibilização do serviço serão divulgados em breve.

Quase dez anos sem urgência e emergência

Desde que o serviço de urgência e emergência do Hospital Regional João Penido foi suspenso, em 2014, a população da Região Nordeste de Juiz de Fora está desassistida. Ao precisar de um atendimento do tipo, os moradores precisam se deslocar para outras regiões, como a Sul, Cidade Alta ou Norte.

PUBLICIDADE

Além de ser uma longa distância para quem precisa de um atendimento imediato, o deslocamento da população acaba sobrecarregando também as unidades de saúde desses locais. De acordo com Laurindo Rodrigues, um dos integrantes da comissão de moradores formada para discutir a ausência de urgência e emergência na Região Nordeste, além de buscar atendimento em UPAs de outras regiões e no HPS, a população de 28 bairros, formada por cerca de 80 mil pessoas, também costuma procurar a UBS do Bairro Grama. “A partir das 16h, o morador não tem lugar nenhum para recorrer, muita gente não tem carro, tem que usar transporte coletivo”, diz. “A gente não imaginava que ia passar por isso.”

Mobilização antiga

Conforme Rodrigues, na época em que o atendimento de urgência e emergência no Hospital Regional João Penido foi suspenso, a informação repassada à população foi de que seria temporário, para obras na unidade de saúde. Entretanto, o atendimento não foi retomado, o que levou os moradores a criarem a comissão para reivindicar a volta do serviço. A situação já foi motivo de protestos, mobilizações e diversas reuniões entre a população e autoridades em busca de uma solução.

A comissão foi convidada, recentemente, a conhecer o espaço onde irá funcionar o atendimento de urgência e emergência e, segundo Rodrigues, apesar de não haver uma data exata para disponibilização do serviço, a expectativa é de que seja muito em breve, considerando que os preparativos já estão avançados. Além disso, como explicado pelo integrante da comissão, o serviço irá funcionar em área anexa ao Hospital Ana Nery, com entrada e atendimento independentes.

PUBLICIDADE

Unidade atenderá pediatria e clínica médica

Em nota encaminhada à Tribuna, o Hospital Ana Nery informou que os atendimentos de porta serão para pediatria e clínica médica, sendo que seguirá o sistema de triagem “Manchester”, o mesmo utilizado nas UPAs de Juiz de Fora. “Importante ressaltar que a internação no hospital Ana Nery permanecerá sendo regulada via central de vagas, vindas de todos os hospitais, e pronto atendimentos de pacientes SUS que apresentam nosso perfil de atendimento”, aponta. “Teremos leitos equipados e equipes preparadas para que, caso haja a necessidade de internação do paciente, o mesmo aguarde vaga com o devido atendimento e acompanhamento do quadro.”

O Hospital informou que a data de inauguração ainda não foi divulgada. Conforme destacado, a unidade é referência no atendimento de síndrome respiratória aguda grave e em cuidados prolongados, para pacientes que precisam de reabilitação após cirurgias. Além disso, o hospital também conta com leitos de saúde mental.

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile