Ícone do site Tribuna de Minas

Equipe da UFJF é tricampeã em competição nacional de aerodesign da Embraer

microraptor1 by arquivo pessoal

(Foto: Arquivo pessoal)

microraptor2 by arquivo pessoal
Avião não quebrou durante o lançamento, afirma representante da MicroRaptor (Foto: Arquivo pessoal)
PUBLICIDADE

A equipe de aerodesign MicroRaptor, da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ficou em primeiro lugar na SAE Brasil em competição ocorrida no último final de semana, em São José dos Campos, em São Paulo. Além de lugar no pódio entre as mais de 80 equipes participantes, os universitários juiz-foranos receberam, ainda, menções honrosas por melhor apresentação oral e primeira missão completa da história da classe micro. Com as conquistas, os 35 participantes chegaram ao tricampeonato nacional da classe micro, uma vez que já haviam vencido também em 2020 e em 2022.

A SAE Brasil é organizada por engenheiros da fabricante de aeronaves Embraer e estimula a criação de pequenos aviões. Neste ano, cerca de dois mil alunos participaram da competição no campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Todo o projeto de operação da aeronave é realizado durante o ano pela equipe, que também produz as miniaturas. Na competição, eles são avaliados pelos relatórios, apresentação oral do projeto feito e pelo desempenho em voo da aeronave fabricada.

PUBLICIDADE

Segundo um dos membros da equipe, Ana Beatriz Carvalho, de 20 anos, a miniatura do avião feita pela MicroRaptor não quebrou durante o lançamento, se mantendo bem estruturalmente em todas as inspeções realizadas pelos fiscais e juízes da 25ª competição da SAE Brasil. “Os voos foram ótimos, alguns falharam, mas, num âmbito geral, nós conseguimos fazer história na competição. Alcançamos um desempenho impecável esse ano”, declara.

PUBLICIDADE

Ela ainda revela que o sentimento da equipe é de realização pelo resultado final de um ano de muito trabalho. “O cansaço se posiciona em segundo plano e levantar mais uma vez a taça, juntamente com a conquista da primeira missão completa da história do aerodesign na classe micro, é muito gratificante”.

*Estagiária sob supervisão do editor Gabriel Silva

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile