O desfile anual que marca o aniversário da Independência do Brasil aconteceu na Avenida Rio Branco, no Centro de Juiz de Fora, durante a manhã deste sábado (7). Este ano, o desfile também homenageou os 80 anos do embarque da Força Expedicionária Brasileira, enviada para a Itália durante a Segunda Guerra Mundial para combater a aliança Itália, Alemanha e Japão.
Durante as quase duas horas de desfile, representantes das Forças Armadas e das Forças de Segurança passaram pela Avenida Rio Branco, ao som das músicas entoadas pelas bandas de música do 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha e da Polícia Militar.
Ao todo, mais de três mil profissionais participaram do desfile, além de veteranos e oficiais da reserva. Estiveram representados o Exército Brasileiro, em sua maioria pela 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, a Polícia Militar de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Civil de Minas Gerais, a Polícia Penal, a Defesa Civil, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Mais de 60 viaturas também foram vistas no desfile.
A solenidade foi acompanhada de perto pelo público, que se concentrou nas grades de proteção colocadas nas pistas e nos canteiros da Avenida Rio Branco, para acompanhar de perto o desfile.
Durante a parte civil do desfile, conduzida pela Prefeitura, desfilaram Igreja Evangélica Catedral das Assembleias de Deus em Juiz de Fora, Projeto Help, Plenarius Rede de Ensino Juiz de Fora, Ordem Demolay, Bethel Karén Happouk – Filhas de Jó, União dos Escoteiros do Brasil e Grito dos Excluídos.
O trânsito na Avenida Rio Branco foi parcialmente interditado entre a Avenida Itamar Franco e a Rua Silva Jardim, e a pista de ônibus também foi fechada desde a Procópio Teixeira até a Silva Jardim, o que alterou a rota de algumas linhas de ônibus. O trânsito foi restabelecido após o final do desfile.