Ícone do site Tribuna de Minas

Desfile cívico-militar marca comemorações da Independência em JF

desfile 7 de setembro felipe couri
desfile 7 de setembro (7) - felipe couri
<
>
(Fotos: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

Na manhã desta quarta-feira (7), feriado da Independência do Brasil, a Avenida Rio Branco foi ocupada pelo desfile cívico-militar que marca as comemorações da data. A movimentação começou às 8h30 e se estendeu por boa parte da manhã, com massiva presença do público. No palanque montado em frente ao Paço Municipal, a prefeita Margarida Salomão e o General Nagy, comandante da Brigada de Montanha, acompanharam os desfiles.

O evento teve início com o desfile das tropas militares do Exército, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militares e da Polícia Penal. A Guarda Municipal também participou, inclusive com as mascotes Gil e Lara interagindo com as crianças.

PUBLICIDADE
Guarda Municipal participou do desfile com presença das mascotes Gil e Lara (Foto: Divulgação)

O desfie militar ainda contou com a presença dos alunos do Colégio Militar e do Colégio Tiradentes. Em seguida, foi a vez do desfile motorizado com as viaturas das corporações.

PUBLICIDADE

As atividades tiveram seguimento com o desfile cívico, que contou com a presença de algumas escolas da cidade, além de instituições civis, como a Ordem DeMolay, a Escola Plenarius, a União dos Escoteiros do Brasil, o Projeto Help, o Clube Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia e o Centro Cultural Benfica.

A concentração dos participantes se deu em frente à Catedral. Os desfiles seguiram em direção ao Largo do Riachuelo, onde aconteceu a dispersão.

PUBLICIDADE

Assista o vídeo:

Presença do público

O público acompanhou todo o trajeto do desfile e interagiu com os participantes que passaram pela avenida. David Miguel, prestes a completar 2 anos, estava fardado, na plateia, e vibrava com o que via. Foi sua avó, Rita de Cássia Freitas, quem fez a roupa. “Eu mesma fiz essa roupa simples para ele. Às vezes ele se torna um futuro soldadinho.”

PUBLICIDADE

Para ela, levar o menino ao desfile é uma forma de o incentivar a seguir o caminho militar. “É uma forma também de mostrar que os militares protegem as pessoas”, afirma. “Eu venho ao desfile porque eu acho lindo. E que ele se repita por muitos anos. Aqui eu realizo os meus sonhos.”

Tereza Simões, aos 90 anos, também acompanhou todo o desfile. Ela conta que não perde as comemorações nunca. “Todo ano eu venho assistir. É tudo bonito, muito bem organizado. É a alegria do povo assistir essa nossa segurança.” Ela considera esta data importante na medida em que se incentiva o patriotismo dos brasileiros. “É um dia para o povo se unir e festejar”, acredita.

‘Festa da democracia’

Em vídeo compartilhado em suas redes sociais, a prefeita Margarida Salomão afirmou que esse desfile “ilustra festa da democracia”. “Nós estamos vivendo um outro clima no nosso país, um clima de reconstrução democrática. É por isso que eu estou aqui hoje, para ratificar essa situação. Essa data pertence ao povo brasileiro. É muito bacana o desfile das forças de segurança. É um evento que marca, com outros eventos, a importância dessa data.”

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile