Um detento de 32 anos fugiu do HPS na noite desta quarta-feira (6). De acordo com o boletim de ocorrências da Polícia Militar (PM), o preso usou um lençol e dois cobertores, formando nós, para escapar da janela de um leito usado para isolamento. Primeiro, ele pulou na marquise dos fundos do hospital, depois teria chegado à via pública. Apesar do barulho observado no momento da queda e o acionamento das viaturas da PM, ele não foi localizado.
Conforme o agente penitenciário que fazia a escolta, o preso estava no plantão do HPS em atendimento na sala de observação, que fica no primeiro andar. No entanto, teria relatado ao médico ser soro positivo e ter interrompido, recentemente, o tratamento de tuberculose. Diante disso, o detento foi levado para a cela de segurança prisional hospitalar, no terceiro andar, e depois encaminhado ao isolamento, no mesmo pavimento. Entre a chegada do preso a esta sala e sua fuga, cerca de 50 minutos se passaram.
Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) informou que o detento estava no Ceresp de Juiz de Fora desde o dia 21 de maio, em cumprimento a determinação judicial. Sobre a fuga, disse que, além do registro do boletim de ocorrências e o acionamento da perícia, será instaurada uma investigação preliminar no âmbito do sistema prisional. Já a Secretaria de Saúde disse, em nota, que o paciente deu entrada ao hospital na segunda-feira (4) para avaliação médica e, nesta quarta (6), ele foi encaminhado ao isolamento do terceiro andar, “onde estava sob escolta de agente penitenciário, sob custódia do estado”.