A manhã ensolarada desta quinta-feira (7) foi um verdadeiro convite para os juiz-foranos, que compareceram em peso na Avenida Rio Branco, onde aconteceu o tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil. A movimentação no Centro começou cedo, com crianças, adultos e idosos ocupando as pistas laterais da via para acompanhar as festividades. Por volta das 9h, o cortejo formado por militares do Exército Brasileiro entrou na avenida.
Além da tropa local, alunos do Colégio Militar, ex-combatentes e pracinhas, integrantes de escolas militares de fora da cidade também participaram, como a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Espcex) e a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (Efomm). Viaturas das polícias Rodoviária Federal (PRF), Federal (PF), Militar (PM) e Civil (PC), e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) também desfilaram, além de boa parte de seus efetivos. No desfile cívico, iniciado logo depois, foi marcado pela presença de dezenas de entidades locais e alunos de algumas escolas municipais e estaduais.
No palanque montado próximo ao Calçadão da Halfeld estavam o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) e demais membros do Executivo Municipal, vereadores e militares. O cortejo teve início no trecho próximo à Rua Espírito Santo e foi encerrado no Largo do Riachuelo, por volta das 11h30, com a tradicional manifestação do Grito dos Excluídos, que reuniu lideranças de vários sindicados ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de grupos sociais e estudantis, partidos políticos e populares. Eles reivindicaram, principalmente, a permanência dos direitos trabalhistas. As bandas do Colégio Militar, do 10º Batalhão de Infantaria Leve do Exército e do 2º Batalhão de Polícia Militar também estiveram presentes durante todo o desfile.