
Cegonheira foi atingida por caminhão na descida da Independência e atingiu outro 3 carros
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois caminhões e três carros de passeio no início da tarde de ontem, na Avenida Independência, em frente ao Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, no São Mateus, Zona Sul. Um caminhão Mercedes-Benz que seguia sentido Cidade Alta-Centro teria perdido o freio, descendo a via e atingindo um Palio com placa de Juiz de Fora. O carro, por sua vez, bateu na traseira de uma cegonheira de São José dos Campos (SP). O condutor do caminhão Mercedes ainda conseguiu desviar da cegonheira, mas acabou atingindo um Fiesta, que também colidiu na traseira de um Honda Civic. Desgovernado, o caminhão só parou cerca de uns cem metros à frente, na altura do número 2.855, após encostar no meio-fio do canteiro central.
O acidente causou um congestionamento que se estendeu pela Avenida Independência e pela Avenida Doutor Paulo Japiassu Coelho, no Cascatinha. Muitos motoristas chegaram a perder cerca de 40 minutos no engarrafamento. "Não havia ninguém sinalizando e, quando comecei a descer a Independência, perto do shopping, é que percebi que estava tudo parado, mas já não tinha como retornar", comentou o autônomo Rogério Macedo.
O chefe da Fiscalização da Settra, Jorge Lima, disse que ele mesmo acionou os agentes para realizarem a sinalização da região, mas explicou que a ocorrência foi assumida pela Polícia Militar. "Eu também estava parado no trânsito, mas, infelizmente, por não termos um número de telefone de contato, não chegamos com presteza. Temos motocicletas, mas não temos informação. Estamos há três anos tentando um novo número para que a população possa fazer contato, pois seria uma ferramenta facilitadora. Como o canteiro central não permite a implantação de retornos, não houve alternativa para os motoristas."
A ocorrência também reacende a discussão em torno da circulação de caminhões por vias íngremes da cidade. Por ser corredor de tráfego e ligação entre duas rodovias – a BR-040 e a BR-267 -, a Avenida Independência é rota de carretas e caminhões de grande porte e cenário frequente de acidentes, geralmente envolvendo veículos que perderam o freio no declive. Entretanto, segundo Jorge Lima, desde a implantação da vigilância eletrônica na via, o índice de acidentes sofreu significativa redução. "Depois do radar, os acidentes diminuíram porque, além de forçar o condutor a reduzir a velocidade, também o faz testar e controlar os freios, já bem no início da pista. Hoje as ocorrências são pontuais."
Susto
O condutor do caminhão, de 29 anos, contou que o freio falhou no início da descida. "Ainda lá em cima, vi que não estava respondendo, tentei jogar para cima do canteiro, até encostei em uma árvore, perto do radar, mas o caminhão continuou a descer. Meu coração acelerou, apertou, pois sabia que tinha muitas vidas aqui embaixo, mas não consegui desviar do Palio, que bateu na cegonheira. Depois continuou a descer e só parei aqui embaixo, depois de bater em outro carro. Por sorte, ninguém ficou ferido gravemente."
O motorista do Palio ficou com as pernas presas nas ferragens e foi socorrido ao Hospital Monte Sinai, onde foi constatada fratura no calcanhar. Já o condutor da caminhão-cegonha nada sofreu. O Fiesta, que foi atingido depois, foi o mais danificado, tendo a traseira, as laterais e a parte da frente bem amassadas. O para-brisa traseiro ficou estilhaçado. Uma estudante, de 21 anos, que estava no banco traseiro do carro, foi levada para a Santa Casa de Misericórdia com escoriações, sendo medicada e liberada. Os condutores do Fiesta e do Honda Civic não tiveram ferimentos.