Ícone do site Tribuna de Minas

Juiz de Fora ainda tem mais de 97 mil doses de vacina da gripe não aplicadas; campanha continua

Vacinação no Serviço de Saúde do Idoso é interrompida
Campanha de vacinação contra a gripe imunizou mais da metade do número de pessoas esperado. (Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

De acordo com a Superintendência Regional de Saúde (SRS), Juiz de Fora recebeu 236.630 doses do imunizante contra a gripe desde o início da campanha em março deste ano. Porém, deste total, apenas 138.653 pessoas foram vacinadas no município, conforme dados da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). 

Segundo a PJF, a expectativa é vacinar cerca de 249.643 pessoas, incluídas nos grupos prioritários. A campanha acontece há cinco meses e em maio foi ampliada para todas as pessoas com seis meses ou mais, conforme determinação do Ministério da Saúde. As doses continuarão sendo aplicadas enquanto houver estoque disponível, diz o Executivo. 

PUBLICIDADE

Imunização está sendo realizada nas UBS’s da cidade 

A campanha de vacinação é anual e tem o objetivo de proteger a população contra os três principais tipos de vírus causadores de gripe: Influenza A (H1N1, também conhecida como Gripe Suína), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Não há nenhum problema em receber a vacina contra a Influenza junto da que protege contra a Covid-19, de acordo com a PJF. 

PUBLICIDADE

O imunizante contra a doença, Spikevax , está sendo aplicado em crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas; imunossuprimidos; trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades.

A vacinação contra a gripe ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, obedecendo ao horário de cada uma, além do Serviço Saúde do Idoso (Sasi), para pessoas com mais de 60 anos, e o Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA), para grávidas, puérperas, e crianças que têm entre seis meses e seis anos de idade. 

PUBLICIDADE

A orientação da Secretaria de Saúde é para que a população procure as UBS’s para ter mais informações sobre o horário de funcionamento de cada unidade. 

Sair da versão mobile