A UFJF passou a integrar a lista das melhores universidades latino-americanas e do Caribe, organizada pela Times Higher Education. A Federal de Juiz de Fora foi eleita a 70ª melhor Universidade latino-americana, entre as 166 que participam da iniciativa. Entre as 61 instituições brasileiras que participam do ranking, a UFJF ocupa a 33ª colocação.
A organização internacional Times Higher Education Latin America University Rankings considera apenas universidades que contam com programas de pós-graduação e que publicaram, pelo menos, 200 trabalhos, entre 2015 e 2019 e que não concentrem sua atuação em uma ou em poucas áreas de estudo específicas. Segundo a iniciativa, a UFJF é a 16ª instituição brasileira em número de citações. Nesse setor, é examinada a influência da universidade em novos estudos, no qual são contadas as vezes em que os trabalhos publicados pela instituição são mencionados por outros pesquidores em nível global. No ranking mineiro, a UFJF é a 2ª melhor em citações e na América Latina ocupa a 60ª posição.
Ao todo, 13 parâmetros são levados em consideração para avaliar a performance das universidades e fornecer a nota global. Eles são distribuídos em cinco grandes áreas que são: ensino (ambiente de aprendizagem: 36%), pesquisa (volume, impacto e reputação: 34%), citações (influência em pesquisa: 20%), perspectiva internacional (servidores, estudantes e pesquisas: 7,5%) e impacto na indústria (transferência de conhecimento: 2,5%). Essas áreas são usadas para verificar o desempenho do ensino na graduação e na pós-graduação e também de como as instituições atuam na produção científica, na internacionalização, em número de docentes e discentes, na transferência de conhecimento e em recursos humanos.
A UFJF, por meio da Direção de Avaliação Institucional, destaca a entrada da Universidade no ranking de forma positiva, já que o Times Higher Education é um dos principais rankings do mundo na área. Ainda de acordo com a Direção, a intenção é que a UFJF melhore cada vez mais o seu desempenho no ranking, em os aspectos de sua atuação e no refinamento da coleta de dados. As informações usadas para a avaliação são encaminhadas ao órgão pela própria instituição.
Área tecnológica
Outro ponto de destaque da UFJF nessa lista é o quesito impacto na indústria, no qual as universidades mostram sua capacidade de transferir conhecimento e tecnologia para fora de seus campi. Nesse setor, a UFJF está na 28ª posição, entre as brasileiras. Na área da pesquisa, a juiz-forana está na 30ª posição nacional, ocupando ainda o 36º lugar em ensino e a 37ª posição em perspectiva internacional.
Na América Latina, as três melhores instituições ranqueadas são a Pontifícia Universidade Católica do Chile, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp). A terceira brasileira mais bem colocada na lista é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).