As intervenções feitas pela Prefeitura de Juiz de Fora no trevo do Bairro Cascatinha – próximo ao posto policial desativado – tem dividido opiniões entre moradores e comerciantes do bairro, além de motoristas que trafegam pela região. O que mais tem incomodado os cidadãs na região é o fechamento de uma passagem que dava acesso aos bairros Teixeiras, Jardim Laranjeiras e à Avenida Deusdedith Salgado para quem vinha da Ladeira Alexandre Leonel.
Com as mudanças no trânsito local, os motoristas precisam tomar a Avenida Doutor Paulo Japiassu Coelho e entrar no “miolo” do Bairro Cascatinha pelas ruas José Miguel Mansur, Ministro Amarílio Lopes Salgado e Tom Fagundes para acessar novamente a Japiassu no sentido Deusdedith Salgado. Antes, bastava contornar o trevo. “Anteriormente, o fluxo de carros vindo do Estrela Sul só tomava conta da Ladeira, mas não era nada preocupante em relação ao que está ocorrendo hoje. Existe um trânsito de caminhões de grande porte e ônibus interestaduais, desviados para o bairro, sendo que com o trevo anterior, o fluxo era muito menor”, pontua Adriano Arantes de Souza, que mora ao lado do trevo há mais de 20 anos.
Também morador do Bairro Cascatinha, João Jesus considera o novo deslocamento que deverá ser feito um problema. “Eles (a Prefeitura) trocaram uma passagem direta que era questão de parar e seguir, o trevo perto do posto policial. Agora você tem que voltar para pegar o sinal da Tom Fagundes, que fica a maior parte do tempo fechado. Então isso vai retendo todo o fluxo de trânsito”, fala em relação ao congestionamento. Além disso, Jesus pontua uma insatisfação que, segundo ele, também é de muitos moradores, com a nova realidade das ruas que antes não tinham tráfego tão intenso. “Aumentou o fluxo de carros, ônibus e caminhões dentro do bairro. Antes eles passavam nas ruas adjacentes. Os moradores não estão conseguindo sair com seus carros, principalmente na Rua Ministro Amarildo Salgado. Com isso tem poluição sonora, muita buzina e trânsito parado.” Em contrapartida, para o chaveiro Paulo Jorge, que tem seu estabelecimento comercial em frente ao trevo, a intervenção desafogou o trânsito especificamente no local. “Antes os carros ficavam encaixotados para passar por aqui”.
‘Obras vão melhorar o trânsito’, garante Prefeitura
Perguntada sobre as intervenções e o transtorno em relação ao tráfego que tem acontecido no local, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) respondeu por meio de nota emitida por sua assessoria de imprensa que “as obras no trevo do bairro Cascatinha vão melhorar significativamente o trânsito em toda a região. Porém, durante a execução dos serviços, alguns transtornos temporários são gerados. Assim que as obras forem concluídas, os benefícios serão percebidos por motoristas e pedestres”. De acordo com a Prefeitura, as obras no local devem ser concluídas até o fim do mês.
Não houve detalhamento, por parte da PJF, se haverá algum tipo de mudança de mão de direção nas vias próximas. A nota informou, entretanto, que há previsão de instalação de semáforo na região. A sinalização é demanda de moradores e comerciantes ouvidos pela Tribuna, pois, na opinião deles, resolveria os problemas para pedestres atravessarem no local.
Moradores buscam respostas com a Prefeitura
De acordo com Loren Rocha, proprietária de um estabelecimento comercial na Rua Tom Fagundes, no Cascatinha, as mudanças no trânsito começaram na última sexta-feira (2). “Acho que faltou aviso, não tem nenhuma placa avisando sobre as alterações”, comenta, argumentando que esta pode ter sido uma das causas do engarrafamento no local. “Eu concordo com a modificação, a cidade cresce e mudanças têm que ser feitas, mas as ruas do bairro não comportam, o asfalto é ruim. Com o fluxo aumentando, não tem uma placa falando onde entra. Nessa rua (a Tom Fagundes) que é mão dupla, os carros fizeram mão única, o trânsito ficou todo travado”, completou, enfatizando os transtornos causadas pela ausência de sinalização.
Segundo o morador João Jesus, a Associação de Moradores do Cascatinha, a entidade representativa entrou em contato com a Prefeitura para pontuar o transtorno que está sendo causado aos moradores e motoristas que passam pelo local. Em nota enviada à reportagem, a PJF afirmou que “equipes foram até o local e dialogaram com os moradores sobre as mudanças, inclusive, com a presença de secretários municipais”. A Prefeitura informou ainda “que a sinalização no local será reforçada e agentes de trânsito serão enviados ao local para controlar o fluxo nesta véspera de feriado, quando há um aumento significativo do número de veículos no local”.