Oitenta veículos foram abordados neste fim de semana em uma ação realizada pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), em parceria com outros órgãos de fiscalização e operações, como as polícias Militar, Militar Rodoviária e Rodoviária Federal, durante a série de operações que integra o movimento Maio Amarelo, com intuito de coibir as infrações e reduzir o número de acidentes de trânsito. A operação aconteceu no Bairro Alto dos Passos, Zona Sul, na noite de sexta-feira (4).
Além da fiscalização nos veículos, foram realizados testes de etilômetro. Conforme números da Settra, três condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação recolhida, por se recusarem a fazer o exame. Um veículo foi autuado, por falta de habilitação do condutor, e outros dois carros e uma moto foram removidos, por falta do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
Nestas operações, os agentes do Departamento de Fiscalização de Transporte e Trânsito (DFTT) da pasta focaram também na fiscalização de infrações, como estacionamento irregular, falta de uso do cinto de segurança, utilização do celular ao volante e outras violações que comprometem a segurança.
Já no sábado (5), 20 carros foram autuados por transitarem na faixa exclusiva da Avenida Brasil e oito na Rua Coronel Vidal. No domingo (6), 14 veículos foram autuados por estacionamento irregular no Parque Hafeld.
Conforme a Settra, ao longo do mês, outras três operações serão desencadeadas em diversos pontos da cidade.
Fiscalizações em coletivos
Outra ação realizada pela Settra, desta vez em parceria com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), visou fiscalizar coletivos em diferentes pontos da cidade nos últimos quatro dias. Neste segunda (7), foram vistoriados veículos na Avenida Deusdedit Salgado, no Bairro Salvaterra, Zona Sul, rota de entrada e saída de veículos. Dez coletivos foram abordados, entre fretados e escolares, e dois foram autuados por transporte irregular, conforme dados da pasta.
Durante o sábado, agentes do Departamento de Fiscalização de Transporte e Trânsito fiscalizaram coletivos na Avenida Getúlio Vargas. Oitos, dois deles fretados, foram autuados por falhas no sistema elétrico (farol baixo queimado, luz de posição queimada ou seta indicadora de direção queimada). Dos 18 fiscalizados na sexta, dois foram autuados por falha no funcionamento dos elevadores.