Neste sábado (9), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai realizar o Dia D de enfrentamento à dengue, zika e chikungunya nos bairros Dom Bosco, Santa Cecília, Democrata e Jardim Glória. O objetivo é eliminar objetos que podem acumular água parada e que, portanto, contribuem com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.
Os moradores podem deixar na porta de suas residências objetos como latas, recipientes plásticos, garrafas, pneus, pias e sucatas. Os caminhões e equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) vão realizar o recolhimento dos materiais entre 8h e 14h. É preciso que os moradores deixem os objetos na rua apenas na data escolhida para a retirada do Demlurb. A PJF ressalta também que não faz parte da ação o recolhimento de resíduos como móveis antigos, restos de obra, madeira e outros.
Ainda de acordo com a Administração municipal, as equipes do Boniteza se reúnem semanalmente para vistoriar os bairros da cidade, realizar visitas domiciliares, notificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e realizar o recolhimento de entulhos. A ação destaca a importância das visitas domiciliares como parte do tratamento focal, já que a maioria dos focos do mosquito se encontram dentro dos imóveis.
Desde que a iniciativa começou, em fevereiro, foram recolhidas cerca de 75,54 toneladas de materiais que acumulam água, segundo a PJF. Foram visitadas também 2.460 residências. A ação já passou nos bairros Linhares, Milho Branco, Filgueiras, Grama, Granjas Bethânia, Granjas Triunfo, Parque Guarani, Vila dos Sonhos e Vila Montanhesa.
Como denunciar focos de dengue?
A população pode realizar denúncias anônimas sobre locais de focos do mosquito da dengue, o Aedes aegypti, em Juiz de Fora através do site JF Contra o Aedes.
As denúncias também podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br. Além disso, qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) recebem essas reclamações.