Ícone do site Tribuna de Minas

Médico José Carlos de Castro Barbosa é sepultado no Cemitério Municipal

arquivo josé carlos barbosa by fernando priamo
PUBLICIDADE

Morreu na noite de quarta-feira (6) o professor aposentado da Faculdade de Medicina da UFJF José Carlos de Castro Barbosa, aos 85 anos. Um dos 18 primeiros alunos do curso, José Carlos publicou, em 2017, o livro “Criação da Faculdade de Medicina de Juiz de Fora e da UFJF: Um recorte na nossa história”. Vítima de câncer no pulmão, o médico morreu em casa, ao lado da família. Ele deixa três filhos e a esposa, Leila Barbosa. O velório ocorreu no Cemitério Municipal de Juiz de Fora, na tarde desta quinta, onde foi realizado o sepultamento, às 15h30.

Espectador da história, José Carlos viu a criação do curso no qual, um ano após se formar, regressou como professor, aposentando-se em 1988. Em entrevista concedida à Tribuna, em dezembro de 2017, em razão do lançamento de seu livro, ele contou que “foi uma experiência muito rica participar desse processo, não só como aluno, mas como professor também”.

PUBLICIDADE

O profissional se formou em 1958, cursou uma especialidade no ano seguinte e, em 1960, ingressou na faculdade como professor assistente, tendo atuado como mestre da disciplina de farmacologia. “Vivi como aluno, como professor, fui coordenador de pós-graduação, pró-reitor, reitor interino. Tenho um conhecimento grande dessa história”, contou, orgulhoso, como testemunha da história que levou para as páginas de seu livro.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile