Ícone do site Tribuna de Minas

Bem Comum promove atividades para as mulheres na Rua São João

rua sao joao fernando
PUBLICIDADE

Serviços diversos para tentar alcançar as múltiplas inserções e necessidades da mulher na cidade é o que propõe a Prefeitura de Juiz de Fora nessa quinta-feira (8), marcada pelas lutas e reflexões sobre o Dia Internacional da Mulher. A ideia, de acordo com o secretário de Comunicação, Michael Guedes, é ter um momento de celebração, mostrando uma série de atividades que o município disponibiliza a elas, não só nessa data, mas também ao longo de todo ano. A ação acontece das 8h30 às 13h na Rua São João, no Centro.

Durante toda a manhã, as mulheres que passarem pela via poderão ter acesso a cuidados gratuitos com a pele, maquiagem, corte de cabelo, penteados, design de sobrancelhas e dicas de moda. Além disso, serão oferecidas seções de reflexologia podal, aferição da pressão arterial e medição de glicemia, todos esses serviços em parceria com representantes de várias iniciativas privadas. Outra frente contemplada pela atividade é a orientação sobre direito reprodutivo e prevenção aos cânceres de mama, colo e útero, realização do teste rápido de HIV e aconselhamento e demonstração de defesa pessoal.

PUBLICIDADE

Michael Guedes destaca que é cada vez mais complexo pensar em uma iniciativa para contemplar os interesses de todas as mulheres. “A participação delas não para de crescer. Há alguns anos, poderíamos pensar em algo sobre saúde, ou sobre mercado de trabalho. Mas percebemos que tudo isso precisa estar dentro de uma mesma interface.” Nesse sentido, fora do Dia Internacional da Mulher, há outras iniciativas pontuadas em espaços como a Casa da Mulher. “Queremos disponibilizar o máximo de serviços e discussões que contemplem a todas essas facetas. Precisamos que as mulheres entendam que todas essas frentes e iniciativas estão disponíveis para elas durante o ano todo. Então, esse é o momento de jogar ainda mais luzes sobre elas, comemorando e valorizando a contribuição delas para a sociedade.”

PUBLICIDADE

Outro viés pretendido pela iniciativa é promover a ocupação do Calçadão da São João, uma solicitação dos lojistas da rua. Na edição do ano passado, ocorrida na Rua Mister Moore, foram registrados cerca de 300 atendimentos de mulheres, além dos passantes ao longo do dia.

Sair da versão mobile