Ícone do site Tribuna de Minas

Chuva provoca alagamentos, e moradores têm casas invadidas pela água

chuva jardim esperanca felipe couri 1
alagamento jardim esperanca leticya bernadete
Diversos imóveis foram atingidos pelo alagamento no Bairro Jardim Esperança na tarde desta terça-feira (Foto: Leticya Bernadete)
PUBLICIDADE

O temporal que atingiu Juiz de Fora na tarde desta terça-feira (7) causou alagamento em diferentes pontos da cidade. A região que concentrou o maior volume de chuvas foi o Bairro Floresta, com 105 milímetros acumulados entre 14h30 e 15h30, conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Quase metade desse volume foi registrado no intervalo de apenas 20 minutos.

A intensidade da chuva em tão pouco tempo fez o córrego da região transbordar. A água invadiu casas e alagou a rotatória que liga a Rua João Pires de Almeida e a Estrada do Caeté à BR-267 causando retenção de veículos. A Tribuna foi até a região e conversou com motoristas e moradores atingidos pela chuva.

PUBLICIDADE

Espera de mais de um hora

Com a subida do nível do córrego, uma das principais vias de acesso de Juiz de Fora ficou alagada. O tráfego de carros e caminhões ficou retido por quase três horas, das 16h até por volta das 18h25. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) atuou com a Guarda Municipal e a Secretaria de Mobilidade Urbana para monitorar o trânsito e fazer desvios, conforme a necessidade.

PUBLICIDADE

O caminhoneiro Marco Antônio Pereira relatou que veio a Juiz de Fora realizar uma entrega e estava voltando para o município de Bicas quando ficou preso no trânsito. “Não tem condição de passar com um monte de água ali. Cheguei há 20 minutos e não vou sair tão cedo”, disse à Tribuna.

O nível da água subiu tão rápido que moradores do bairro desconfiaram de um possível rompimento de barragem. No entanto, em contato com a Cesama, a companhia afirmou que todas as barragens sob sua responsabilidade estão operando normalmente sem quaisquer riscos.

PUBLICIDADE
Moradores e motoristas precisaram esperar água abaixar para poder passar pelo bairro (Foto: Felipe Couri)

Casas alagadas

No Bairro Jardim Esperança a água invadiu diversas casas na Rua José Francisco Mota. Na casa de José da Silva Ribeiro, de 67 anos, a cheia o pegou desprevenido. “Eu estava vendo televisão quando percebi a água batendo nos meus pés. Fui ver da porta, e a água já estava entrando.” Por conta da rapidez da cheia, José da Silva suspeita que uma tromba d’água tenha caído no bairro. Felizmente, segundo ele, deu tempo de salvar os pertences, que foram colocados no andar de cima.

Um idoso de 80 anos que é acamado precisou ser resgatado por vizinhos quando a água atingiu sua casa. Ele é tio de Márcia Santos. Segundo ela, todos da família estavam no primeiro andar quando a força da água derrubou o muro dos fundos. A estrutura não aguentou a pressão da correnteza e tombou. “Aí veio aquela onda para cá e alagou tudo. A única coisa que deu para salvar foi a geladeira, mas sofá, guarda-roupa, roupa, ficou tudo lá dentro da água. Mas graças a Deus o mais importante a gente salvou, que foi a vida.”

PUBLICIDADE

Já na casa de Rita da Silva, que mora no Bairro Floresta há 28 anos, essa foi a primeira vez que o córrego invadiu o terreno. Conforme o relato, o nível da água subiu rápido demais e ultrapassou o muro que faz divisa com o córrego, entrando no quarto do filho que fica no primeiro andar. “Coisa de dez minutos, não deu tempo de pegar nada. Tinha a cama do meu menino, os cachorros que fugiram para a laje e uma televisão, que não deu tempo de salvar.”

Veja o vídeo com imagens enviadas à Tribuna por leitores:

Quedas de árvores

Além das enchentes, houve quedas de árvore em diferentes regiões da cidade. Uma árvore caiu sobre uma residência, no Bairro São Geraldo, Zona Sul de Juiz de Fora. O Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar o corte da árvore, que seria de grande porte. De acordo com informações preliminares da corporação, a queda danificou o telhado do imóvel. A princípio, não houve vítimas.

PUBLICIDADE

Já no Bairro Jardim Industrial, uma árvore caiu sobre um veículo. No Bairro Araújo, uma árvore atingiu o muro de uma residência. No Progresso, uma árvore caiu sobre um muro e a rede elétrica, e em Nova Benfica, uma árvore caiu em uma via pública.

Conforme a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), até as 16h desta terça, a Defesa Civil registrou três ocorrências relacionadas às chuvas na Zona Norte do município. Uma foi relacionada a alagamento em Benfica, outra de desabamento de muro em Nova Benfica, além de trinca e destelhamento parcial no Vila Esperança II. Também houve quedas de árvores na BR-040, interditando parcialmente a via. De acordo com informações da Concer, concessionária responsável pela administração do trecho, duas árvores caíram nos quilômetros 790 e 795, sentido Rio-JF, durante as fortes chuvas que atingiram a região. Ambos os trechos já haviam sido liberados por volta das 18h.

Sair da versão mobile