A partir da meia-noite desta quinta-feira (8), a pista lateral que dá acesso ao bairro Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, vai operar em mão única, no sentido Juiz de Fora. A medida, adotada pela Concer, concessionária que administra o trecho entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, e a prefeitura da Baixada Fluminense, visa a melhorar a fluidez de tráfego na região, com a eliminação das constantes retenções observadas no acesso ao bairro.
Segundo a concessionária, a mão única vai funcionar desde a saída do km 106 até a entrada da Avenida Automóvel Clube. O Viaduto de Santa Cruz da Serra também só permitirá retorno no sentido Juiz de Fora-Rio. Retornos no sentindo oposto serão possíveis apenas no km 109. Da Automóvel Clube até a Vila Canaã, o trecho da pista lateral vai operar em mão dupla. A mão única também será adotada no mesmo trecho de pista lateral do sentido oposto, com fluxo seguindo somente em direção ao Rio de Janeiro.
Agentes municipais de trânsito e funcionários da Concer auxiliarão os usuários em relação às alterações no trecho nos primeiros dias da nova operação.