Ícone do site Tribuna de Minas

Abaixo-assinado pelo tombamento da parte esportiva do Granbery reúne mais de 5 mil

campo do granbery reproducao
Documento a favor do tombamento e do consequente impedimento de realizar modificações no bem foi entregue pelos à Funalfa(Foto: Reprodução Maps)
PUBLICIDADE

A confirmação do leilão judicial no próximo dia 16 de parte do terreno que abriga o complexo esportivo do centenário Colégio Granbery causou comoção na comunidade granberyense e juiz-forana, resultando em um abaixo-assinado com mais de 5.600 assinaturas. O documento a favor do tombamento e do consequente impedimento de realizar modificações no bem foi entregue pelos vereadores Marlon Siqueira (PP) e Maurício Delgado (União) à Funalfa nesta segunda-feira (6), mesmo dia em que o processo envolvendo o Centro de Educação Física e Esporte do Instituto Granbery entrou na pauta da reunião do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac).

O encontro virtual, realizado durante a tarde de segunda-feira, teve como primeira discussão exatamente o tombamento do campo de futebol e do restante da praça de esportes do colégio, de acordo com a assessoria da Câmara. “Os vereadores participam da reunião, em que já foi destacado que o relator do inventário para o processo será o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ignácio Delgado”, informou o Poder Legislativo. Conforme o parlamento, o prazo para entrega do relatório é na próxima segunda-feira (13), data em que o mesmo deverá ser apreciado e votado. A reportagem solicitou à Funalfa as informações relacionadas à discussão desta pauta na reunião do Comppac, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

PUBLICIDADE

Na semana passada, quando o assunto foi divulgado pela Tribuna, a assessoria da Funalfa explicou que o processo de tombamento do centro esportivo do Colégio Metodista Granbery está tramitando no Comppac seguindo o rito legal previsto em lei. “A legislação define que ao bem em processo de tombamento recai a mesma proteção de um bem tombado, ou seja, a venda do imóvel não é vedada, no entanto, não podem ser feitas modificações no bem.” Dessa forma, caso o tombamento seja aprovado, pode afastar do leilão possíveis interessados em realizar investimentos imobiliários no valioso terreno de cerca de 13 mil metros quadrados a ser leiloado, avaliado em R$ 40 milhões. A área fica no quarteirão entre as ruas Batista de Oliveira, Sampaio, Doutor Tarboux e Barão de Santa Helena. O terreno delimitado inclui o campo de futebol, a piscina e parte do bosque, preservando o ginásio e as quadras.

PUBLICIDADE

Leia mais notícias de Juiz de Fora aqui.

‘Prioridade é cumprir as regras da recuperação judicial’, diz instituição

A assessoria do Instituto Metodista confirmou que o leilão on-line de parte do complexo esportivo do Colégio Granbery está marcado para às 15h do próximo dia 16. Em nota divulgada nesta segunda, o Instituto Metodista destacou que a prioridade da instituição é cumprir com as regras da recuperação judicial, iniciada em 2021, mas só aprovada no final de 2022. “O leilão desse e de outros imóveis inativos vai fazer com que não apenas o Colégio Granbery, mas todas as outras oito escolas e cinco instituições de ensino superior continuem em pleno funcionamento, para continuar mantendo viva a história e a tradição de ensino da Metodista, que já formou quase 500 mil alunos.”

PUBLICIDADE

O leilão de área demarcada do Granbery, que inclui o campo de futebol, a piscina e uma parte do bosque, foi determinado pela Vara de Direito Empresarial da Comarca de Porto Alegre, ligada ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). “As dívidas são de natureza fiscal, trabalhista e tributária (…) Vale destacar que são imóveis inativos, sem impacto direto no funcionamento das instituições e que em nada prejudicará o ensino. Nenhuma escola será fechada”, assegurou o Instituto Metodista.

“Mesmo enfrentando questões financeiras, é importante destacar que o leilão vai corroborar para que o Colégio Granbery continue a crescer em investimento para a educação dos alunos e em melhorias estruturais. Nosso objetivo é que, em breve, possamos seguir de forma saudável, alavancando o crescimento e ocupando uma posição de destaque, que sempre foi uma marca da Metodista”, finalizou a nota.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile