
Luz azul no mirante do Cristo alerta aos homens sobre a prevenção para o câncer de próstata (Leonardo Costa/04-11-15)
A luz azul no Morro do Cristo já avisa: este é o mês dos homens se cuidarem. A campanha internacional de prevenção ao câncer de próstata, conhecida como Novembro Azul, busca alertar a população masculina sobre a importância da realização dos exames preventivos. Para facilitar o cuidado, várias instituições de Juiz de Fora irão disponibilizar exames e atividades de conscientização durante o período.
A Secretaria de Saúde irá realizar em 16 unidades de atenção primária à saúde (Uaps) uma programação especial, com horário diferenciado de atendimento para os homens com idade acima de 50 anos, público-alvo da campanha. A partir da próxima segunda-feira, eles poderão procurar as unidades entre 18h e 21h, horário programado para abranger as pessoas que trabalham durante o dia, para realizar consulta médica. Se o profissional identificar necessidade, poderá pedir o exame de próstata, combinado ao exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) e o ultrassom da próstata.
A Ascomcer também entra na campanha oferecendo 60 exames de toque retal. A marcação somente será realizada na próxima segunda-feira, das 8h às 16h, pelo telefone 3236-2678. A associação também distribuirá materiais informativos e lacinhos azuis, símbolo da campanha. A fachada do prédio sede da Unimed e do Espaço Viver Bem também ganhou cor azul. Os clientes do plano estão recebendo mensagens de prevenção por meio de e-mails.
O câncer de próstata é o segundo mais frequente no Brasil, de acordo com levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca). É um dos grandes problemas de saúde pública da atualidade, acometendo, em média, um em cada seis homens. A maioria desses tumores avança lentamente e não causa sintomas, por isso a importância dos exames preventivos.

