Ícone do site Tribuna de Minas

Muros ganham grafite para incentivar adoção animal

grafite2 Felipe Couri destacada
grafite1 Felipe Couri
Trabalho artístico colore a paisagem urbana e conscientiza para adoção de animais (Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

Para o que serve um muro? Das funções mais básicas estão cercar, proteger ou limitar determinada área. Para além do comum, essas construções podem ganhar novos significados, com auxílio de boas ideias e da arte. Amparado nessa percepção, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora realizou uma parceria com a MRS Logística e o grupo Underground Graffiti Crew para dar a alguns muros que contornam a malha ferroviária da cidade a função de divulgar a causa da adoção de animais.

Foram escolhidos seis locais para receber as mensagens de conscientização em forma de grafite: três muros ao longo da Avenida Francisco Bernardino; um no Bairro Mariano Procópio, próximo à Praça Agassis; um na Avenida Coronel Vidal e outro no Bairro Benfica. O grafiteiro e membro do grupo Underground Graffiti Crew, André Aneg, conta que foram gastos três dias para que os seis artistas envolvidos pudessem executar o projeto, o primeiro relacionado à causa da ação animal realizado por eles. “A Crew tem a característica de se envolver com projetos sociais, mas com a causa animal foi a primeira vez. Por isso foi tão interessante para a gente e gratificante também. Normalmente as pessoas se lembram de qualquer outra campanha social, mas acabam se esquecendo dos animais.”

PUBLICIDADE
Intervenções foram realizadas pelo grupo Underground Graffiti Crew (Foto: Felipe Couri)

Ainda conforme Aneg, a ideia foi muito bem recebida entre os integrantes, que prontamente se dispuseram a contribuir com o projeto.

PUBLICIDADE

“Me identifiquei logo com a proposta e estendi ao meu grupo que também curtiu muito a ideia. Cada um elaborou uma arte dentro do tema, e o processo de criação foi muito tranquilo. Assim que o grupo recebeu o convite, foi questão de uma semana para desenvolver os trabalhos para pintar nos muros. Todo mundo gostou.”

Em contato com a Tribuna, a MRS Logística pontuou que busca dar utilidade aos muros que cercam a sua faixa de domínio. Uma das formas encontradas é a de informar. “Para a MRS, ações que promovam a aproximação com as comunidades são essenciais. Quanto mais a comunidade perceber a malha ferroviária e seu entorno como parte integrante do dia a dia da população, melhor para todos. Gera consciência sobre o papel da malha, estimula o cuidado com os espaços e o respeito às práticas de segurança.”

O Canil Municipal recebe visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h30, e das 13h às 15h30 (Foto: Felipe Couri)

Quinhentos animais buscam um lar

Atualmente o Canil Municipal abriga 500 animais para adoção, entre cães, gatos e cavalos. Os interessados em adotar devem ter mais de 18 anos e levar documento com foto e comprovante de residência direto no Canil Municipal, localizado na Rua Bartolomeu dos Santos 384, no Bairro São Damião, ou ir em algum evento de adoção promovido pelo Demlurb, através do Departamento de Controle Animal. O candidato passará por uma entrevista e, caso esteja apto, será encaminhado para preencher e assinar um termo de adoção assumindo a responsabilidade pelo animal.

PUBLICIDADE

O Canil Municipal recebe visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h30, e das 13h às 15h30. O interessado também pode entrar em contato com o Disque-Adoção pelo telefone 3225-9933.

Sair da versão mobile