A colisão entre um ônibus do transporte coletivo urbano e um interestadual, registrada na tarde dessa sexta-feira (5) na BR-040, deixou quatro mortos e 39 feridos, conforme última atualização do Corpo de Bombeiros divulgada na manhã deste sábado (6). O acidente foi considerado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) como o mais grave registrado em Juiz de Fora neste ano.
Segundo os bombeiros, todas as vítimas fatais eram mulheres, de 47, 21, 16 e 2 anos. A criança de 2 anos que veio a óbito era filha da jovem de 21 anos que também perdeu a vida no acidente.
O acidente aconteceu no km 776 da rodovia, sentido Rio de Janeiro, logo após o trevo do Distrito Industrial. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o ônibus da Viação Cometa, que fazia a linha Belo Horizonte/Rio de Janeiro, colidiu com a traseira de um coletivo urbano da Linha 743, que seguia para Toledos, na Zona Rural.
Ao todo, sete passageiros do ônibus interurbano ficaram feridos, enquanto no veículo coletivo urbano o número de pessoas atingidas foi de 32. Entre os feridos, os bombeiros contabilizaram 11 pessoas com menos de 18 anos. Todas as pessoas que perderam a vida no acidente eram passageiras do coletivo.
Estado de saúde dos internados é estável
Os feridos foram conduzidos ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) e ao Hospital Santa Casa de Misericórdia. A Tribuna buscou informações com as instituições sobre o estado de saúde dos envolvidos e todos os internados estão em estado estável.
De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), dos pacientes internados no HPS, cinco mulheres receberam alta médica e os demais seguem estáveis e sob cuidados médicos no momento.
Já a Santa Casa informou que a criança de 2 anos está internada em enfermaria com o quadro estável. Essa criança, segundo o Corpo de Bombeiros, era filha de uma das passageiras que veio a óbito, uma mulher de 21 anos.
O HMTJ disse que uma criança, de 4 anos, passou por cirurgia e está na UTI pediátrica em recuperação, enquanto outra criança, de 3 anos, está internada em enfermaria pediátrica e pode ter alta hoje. Além disso, uma mulher, de 20 anos, está internada nas dependências do hospital e segue em observação, e um homem, de 41 anos, também segue em observação e sem queixas.
PRF aguarda laudo pericial
A PRF informou na manhã deste sábado que, no momento, o laudo pericial do acidente está sendo realizado e, posteriormente, será encaminhado para uma revisão que pode decorrer o encerramento do caso ou a sua correção. Em paralelo a essa ação da PRF, a Polícia Civil também produzirá um laudo pericial criminal. “Ambos os documentos serão peças protagonistas para a instrução do inquérito policial”, informou o policial responsável pela comunicação social da Delegacia da PRF de Juiz de Fora, Junie Penna, que reiterou que assim que possível serão repassadas mais informações.
“Um sinistro dessa magnitude necessita de uma apuração detalhada e minuciosa, o que demanda tempo. Compreendemos o clamor diante de um evento de tamanha proporção, motivo pelo qual reiteramos a nossa responsabilidade no trato das informações”, finalizou o policial.