Ícone do site Tribuna de Minas

Vistoria contra novas queimadas é realizada no Morro do Imperador

defesa morro cristo 112727
PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (6), foi realizada uma vistoria preventiva no Morro do Imperador pela Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com o 4º Batalhão de Bombeiros Militar. A iniciativa avaliou as áreas atingidas pela queimada que ocorreu no dia 24 de agosto e atingiu cerca de 30 mil metros quadrados de vegetação, com o objetivo de identificar possíveis riscos de focos de queimada e a possibilidade de deslizamento.

Na ocorrência no último mês, o Corpo de Bombeiros atuou durante aproximadamente quatro horas no combate a uma queimada na vegetação no entorno do Morro do Imperador. O local é íngreme e de difícil acesso, o que dificultou a operação e foi necessário o auxílio de um helicóptero da Polícia Militar. Para realizar as vitórias, a equipe da Defesa Civil utilizou um drone para mapear as áreas cometidas.

PUBLICIDADE

Segundo informações do supervisor de intervenções emergenciais em áreas atingidas da Defesa Civil, Diego de Souza, a queimada não apresentou agravamento de risco geológico na região. “A queimada deixa o solo mais exposto e causa uma variação de temperatura significativa, contribuindo para o movimento de massa. No momento, não foram identificados cenários de riscos mais significativos no que diz respeito à queda, rolamento ou deslizamento de solo”, explica.

PUBLICIDADE

Campanha Queimada Mata

Conforme a Prefeitura, outras ações para evitar as queimadas na cidade são promovidas, como a campanha Queimada Mata, em parceria com a Operação Alerta Verde, do Corpo de Bombeiros. A partir dessa iniciativa, o objetivo é evitar queimadas em lotes vagos, uma vez que um dos principais fatores no aumento do risco de incêndios nesta época do ano é a vegetação alta em terrenos baldios.

PUBLICIDADE

Nesse sentido, a equipe do Corpo de Bombeiros identifica lotes vagos e envia informações para a Defesa Civil, que são compiladas em um relatório e depois enviadas para os fiscais de posturas da PJF.

Sair da versão mobile