Após três semanas de férias, cerca de 20 mil alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) voltam às aulas nesta segunda-feira (6) para o início do segundo semestre letivo de 2018. No período da manhã, por volta das 7h, o trânsito ficou um pouco lento próximo aos portões da instituição, nos Bairros São Pedro e Dom Bosco, no entanto, os agentes das Settra que monitoravam o fluxo na região, informaram que o movimento estava normal.
A tranquilidade no trânsito foi confirmada pela estudante Taynara Carvalho, 19 anos, aluna do primeiro período de Arquitetura e Urbanismo. Ela contou à Tribuna que não teve dificuldades para chegar à UFJF em seu primeiro dia de aula. Já as expectativas para o início do curso eram grandes, segundo a estudante.
Com um pouco mais de experiência, Henrique Detoni Leão, 22, e Lívia Calderaro, 22, estudantes do nono período de Direito, voltaram às atividades na expectativa de iniciar a reta final do curso. “A gente consegue ter um aprendizado muito maior agora no final, e com a OAB (prova para exercer a função de advogado) chegando, é um momento de corrida, mas vamos levando mesmo assim”, conta Henrique que, mesmo com a correria dos últimos períodos do curso, garante ter começado o semestre animado.
Já Lívia pondera que o cansaço acumulado ao longo do curso, os estágios e a preocupação com o exame da ordem são mais aparentes no primeiro dia de aula. “A preocupação com o pós-curso domina os períodos, tanto o nono como o décimo. É um período mais reflexivo, a gente pensa na carreira, na OAB, mas estamos animados e esperançosos”.
UFJF tem programação especial
Para receber os novos alunos e dar instruções sobre o funcionamento da universidade, será realizado um evento de boas-vindas aos calouros na terça-feira (7), que contará com uma recepção do reitor Marcus David, show da sambista Sandra Portella e outras atrações, a partir das 17h, na Praça Cívica.
O Instituto de Artes e Design também possui programação especial para a integração de calouros e veteranos. A Semana do Calouro do Instituto de Artes e Design (Séca) acontece no início do período letivo e conta com palestras, oficinas ministradas por professores, alunos e artistas locais, além de uma feirinha, onde os estudantes podem expor e comercializar suas produções.